Banca de DEFESA: GRAZIELE SANTIAGO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELE SANTIAGO DA SILVA
DATA: 15/03/2019
LOCAL: Anfiteatro do Setor de Ecologia - DBI 13

Anthropization modifies ant assemblages and their ecosystem processes of seed and organic matter removal

Distúrbios, Cerrado, Conservação, Processos ecossistêmicos, Conhecimento, Educação Ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Formigas (Hymenoptera) são insetos comumente utilizados para avaliar as condições dos ambientes. Neste estudo este grupo foi utilizado para avaliar o efeito da antropização em escalas local e da paisagem, sobre áreas de Cerrado no norte do estado de Minas Gerais, além de avaliar se existe um efeito cascata dos atributos antrópicos sobre a riqueza e composição de espécies de formigas e nos processos ecossistêmicos de remoção de sementes e remoção de matéria orgânica animal que elas realizam. Observamos que formigas respondem a alterações provocadas no ambiente em escala local e a variável responsável pela perda de espécies e mudança na composição de formigas é a compactação do solo. Observamos também que existe um efeito cascata da quantidade de casas no entorno sobre formigas removedoras de sementes e consequentemente no processo de remoção de sementes. Além das avaliações ambientais com perspectivas ecológicas, foi levada em consideração a interação das populações humanas com os ambientes. Nesse caso, avaliamos também o conhecimento de estudantes da rede estadual de ensino, moradores de áreas rurais e urbanas sobre ambiente “natural” e “não natural” e a presença da figura humana nesses dois ambientes. Estudantes de escolas rurais e urbanas apresentam uma confusão quanto a definição de conceitos básicos em relação ao meio ambiente. Concluímos que os ambientes de Cerrado são afetados pela antropização e sofrem perdas na diversidade de formigas e isso afeta o processo ecossistêmico de remoção de sementes. Isto se agrava devido ao fato de que moradores destes locais, estudantes de escolas rurais e urbanas, demonstram conceitos confusos sobre o meio ambiente e conservação e, portanto, precisam de uma maior atenção com projetos e estudos que levem em conta a realidade que eles estão inseridos, mostrando que existem diferenças entre ambientes natural e não natural e que nós, seres humanos, fazemos parte desse ambiente natural.

Presidente - CARLA RODRIGUES RIBAS
Interno - RONALD ZANETTI BONETTI FILHO
Externo ao Programa - LETICIA MARIA VIEIRA - DCF
Externo à Instituição - VANESSA LEITE REZENDE - UFLA