Banca de DEFESA: RAYSSA CRISTINA FARIA PEDROSO

DISCENTE: RAYSSA CRISTINA FARIA PEDROSO
DATA: 25/04/2019
LOCAL: ANFITEATRO DBI 02

OS EFEITOS DA CONVERSÃO DE HABITAT NAS COMUNIDADES DE MAMÍFEROS: COMPARANDO A COMPOSIÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM

Matriz. Escala de efeito. Perda de habitat. Fragmentação de habitat.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

As paisagens modificadas emergentes da conversão de habitats nativos em agricultura e pastagem interferem nas dinâmicas ecológicas devido à alteração na composição e configuração da paisagem. Os efeitos dessas características da paisagem interferem na persistência de espécies e podem não ser compreendidos se não forem acessados em escalas espaciais adequadas. Assim, identificar a “escala de efeito” em que cada variável da paisagem influencia as diferentes respostas das espécies é relevante para entender como as paisagens modificadas influenciam a persistência de espécies. Neste estudo, nós avaliamos como três variáveis de composição da paisagem e duas de configuração interferem na riqueza e composição de mamíferos de médio e grande porte considerando uma abordagem multiescala. Como a cafeicultura e pecuária são as atividades agrícolas majoritárias e, em grande parte, responsáveis pela perda de habitat na região, nós investigamos as comunidades mamíferos de médio e grande porte em 13 paisagens com matrizes predominantemente de cafeicultura e pastagem. Primeiro nós acessamos a riqueza de espécies e verificamos se as comunidades de mamíferos de médio e grande porte são moldadas por aninhamento ou substituição de espécies. Então, identificamos as escalas de efeito para as variáveis da paisagem e construímos modelos lineares baseado em distância para verificar a influência da paisagem na riqueza e composição mamíferos. Nós verificamos que a riqueza local está depauperada e que a regional representa 67% das espécies registradas na região. Também verificamos que as comunidades são estruturadas por substituição de espécies. Por fim, verificamos que as variáveis de composição da paisagem foram as mais relevantes para explicar tanto a riqueza quanto a composição de espécies. Porém, a proporção de pastagem na paisagem explicou a variação da riqueza na menor escala avaliada, enquanto a proporção de floresta explicou a variação da composição de espécies em uma escala intermediária. Esses resultados sugerem que considerar diferentes respostas da biodiversidade é importante para entender diferentes aspectos da influência da paisagem na biodiversidade. Além disso, a composição da paisagem é fundamental para a perpetuação das espécies e, por isso, tanto a cobertura florestal quanto as matrizes devem ser consideradas para aprimorar estratégias de conservação de espécies.

Presidente - MARCELO PASSAMANI
Interno - PAULO DOS SANTOS POMPEU
Externo ao Programa - LETICIA MARIA VIEIRA - DCF
Externo à Instituição - CLARISSA ALVES DA ROSA - INPA