Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CÉSAR REIS VENÂNCIO

DISCENTE: PAULO CÉSAR REIS VENÂNCIO
DATA: 10/11/2021
LOCAL: on line - Google Meet

Influência da heterogeneidade ambiental na similaridade e riqueza de comunidades de invertebrados em ambientes de cavernas.

Heterogeneidade ambiental, riqueza, similaridade faunística, invertebrados, escala espacial, habitats subterrâneos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Considerada uma das teorias fundamentais da Ecologia, a heterogeneidade ambiental é bem investigada para significativa parte dos taxa e ecossistemas, mas ainda pouco estudada para ambientes subterrâneos. Devido suas características peculiares, como ausência permanente de luz, elevada estabilidade climática e oligotrofia, cavernas acabam sendo divididas em três diferentes zonas (fótica, de penumbra e zona profunda), cada qual apresentando uma série de condições ambientais distintas, refletindo na presença de comunidades distintas em cada zona. As condições presentes no meio subterrâneo levam a uma alta taxa de endemismo de sua fauna, esta considerada simplificada quando comparada a comunidades de ambientes de superfície, além de apresentar espécies sensíveis a distúrbios ambientais. Cavernas não são homogêneas, apresentam variações nos atributos estruturais do substrato e nas condições climáticas ao longo de toda sua extensão, podendo influenciar na disponibilidade e condições dos micro-habitats, exercendo efeitos significativos na estruturação das comunidades de invertebrados terrestres. A escala em que cada variável é analisada acaba sendo um fator essencial a ser considerado, uma vez que o uso de diferentes escalas espaciais pode enviesar de forma significativa no modo em que o resultado é interpretado e entendido. Estudar como variações no substrato, variações nas condições física e climáticas, além da escala em que atuam na estruturação das comunidades, é de extrema importância para o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias para conservação de ecossistemas subterrâneos. Tendo isso em vista, o projeto tem como objetivo principal entender como variáveis de substrato, físicas, tróficas e climáticas, em diferentes escalas espaciais (escala local e mesoescala) atuam sobre a estrutura das comunidades de invertebrados subterrâneos, localizadas em diferentes regiões da caverna. Para isso, serão selecionadas ao menos vinte cavernas localizadas na região cárstica de Iuiú, na região Sudoeste da Bahia. Os invertebrados serão amostrados por meio de coleta manual no interior de setores (3m x 10m) e quadrantes (1m²), posicionados sobre o solo da caverna. As variáveis serão medidas no interior de cada setor (mesoescala) e de cada quadrante (microescala), compreendendo diversidade e tipo de substrato, além de variáveis climáticas, tróficas e físicas das cavernas. Posteriormente, análises estatísticas serão realizadas afim de avaliar a influência das variáveis, em diferentes escalas, sobre a similaridade e riqueza de invertebrados presentes nas diferentes regiões da caverna.

Externo à Instituição - DIEGO DE MEDEIROS BENTO - ICMBIO (Membro)
Presidente - MARCONI SOUZA SILVA (Membro)
Interno - PAULO DOS SANTOS POMPEU (Membro)
Externo à Instituição - THAIS GIOVANNINI PELLEGRINI - UFLA (Suplente)