Notícias

Banca de DEFESA: LAÍS DA GLÓRIA TEIXEIRA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS DA GLÓRIA TEIXEIRA SILVEIRA
DATA: 29/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Seleção de habitat por espécies de aranhas em uma caverna calcária


PALAVRAS-CHAVES:

Aranhas; Distribuição; Oecobiidae; Scytodidae; Sicariidae; Uloboridae; Variáveis Ambientais   


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO:

Essa dissertação é composta por dois manuscritos, redigidos conforme as regras dos periódicos científicos e tem como objetivo avaliar quais fatores contribuem para a seleção de habitat e distribuição espacial e temporal de algumas espécies de aranhas em uma caverna. O estudo foi realizado na caverna Duca pertencente ao município de Pains, no Estado de Minas Gerais, Brasil, onde os invertebrados foram amostrados de forma ativa em novembro de 2019, janeiro, agosto e setembro de 2020, concomitantemente à coleta dos dados abióticos.

O primeiro artigo foi feito de acordo com as normas do periódico “The Journal of Arachnology” e investiga a influência da distância das entradas, a altura do chão, heterogeneidade estrutural, inclinação, luminosidade, temperatura, umidade, velocidade do vento e disponibilidade de presas na seleção de habitat de quatro espécies de aranhas, Oecobius navus, Loxosceles anomala, Scytodes itapevi e Philoponella vittata. Para isso foram utilizados 25 quadrantes como unidades amostrais distribuídos pela caverna, onde foram coletados os dados abióticos e bióticos. Os resultados demonstraram que a O. navus é a espécie com maior valor de OMI, ou seja, ela é menos generalista, que as demais aranhas da caverna, as quais sobrepõe mais seus nichos entre si, devido a terem requisitos ambientais semelhantes. Sendo assim, O. navus é a que mais evita sobreposição de nicho com as demais. Portanto, alguns dos parâmetros avaliados nos mostraram serem determinantes para a seleção de habitat e distribuição espacial das aranhas na caverna.

         O segundo artigo foi feito de acordo com as normas do periódico “Subterranean Biology” e avaliou o padrão espacial de distribuição da Oecobius navus em microescala e mesoescala, considerando as variáveis ambientais que melhor determinam sua distribuição espacial e temporal ao longo da caverna. Para tal, usamos a mesma metodologia de coleta citada acima. Os resultados mostraram que em microescala, a espécie possui predominantemente padrão de distribuição espacial aleatório pela caverna. Este padrão pode ser resultado de seu comportamento territorialista e canibalista, não sendo uma espécie que demonstre socialidade. Os maiores valores de abundância em sua distribuição, foram em áreas com maior intensidade de luz e vento, o que demonstra uma possível preferência a essas áreas, possivelmente devido ao seu modo de vida e requisitos ambientais. Isso provavelmente explica a predominância de agregações durante os eventos, quando analisadas em mesoescala. Além disso, também foi constatado, que os fatores ambientais que determinam a distribuição das presas potenciais foram divergentes aos de O. navus. O padrão distinto entre presas e O. navus pode indicar que as espécies em análise possuem padrões diferenciados de relação ecológica-evolutiva com a caverna. A partir das informações levantadas no presente estudo, foi possível compreender melhor sobre a ecologia das espécies de aranhas em um ambiente subterrâneo neotropical. Além de testar teorias para esse tipo de ambiente, que ainda é pouco estudado em comparação ao meio epígeo.   


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RAFAELA BASTOS PEREIRA - UFLA (Suplente)
Presidente - MARCONI SOUZA SILVA (Membro)
Interno - LUCAS DEL BIANCO FARIA (Membro)
Externo à Instituição - DIEGO DE MEDEIROS BENTO - ICMBIO (Suplente)
Externo à Instituição - ANTONIO DOMINGOS BRESCOVIT - UFPR (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 11:56
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 15/05/2024 21:09