Banca de DEFESA: GILSON ARGOLO DOS SANTOS JÚNIOR

DISCENTE: GILSON ARGOLO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 30/09/2022
LOCAL: on line

A INFLUÊNCIA DA COBERTURA DO SOLO PARA ASSEMBLEIA DE COLLEMBOLOS EM MEIO SUBTERRANEO SUPERFICIAL NEOTROPICAL

Habitats subterrâneos superficiais, fauna subterrânea, gradiente de profundidade, ambientes cársticos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

O Meio Subterrâneo Superficial neotropical da região sudeste do Brasil foi avaliado e caracterizado ao longo do gradiente de profundidade quanto a concentração de matéria orgânica do solo, concentração de micronutrientes, pH, temperatura média anual de cada estrato, estabilidade térmica, assim como textura e porosidade do solo. A assembleia de collembolos que habitam esses ambientes foi também coletada, com o objetivo de avaliar se os parâmetros ambientais e biológicos eram influenciados pelo gradiente de profundidade e também o tipo de cobertura do solo (mata preservada e borda de mata). Quanto aos parâmetros ambientais, apenas a temperatura média anual teve diferença significativa entre os tipos de cobertura do solo, enquanto que estabilidade térmica, matéria orgânica e a textura do solo, foram significativamente distintas com o aumento da profundidade. Quanto aos parâmetros biológicos, a riqueza geral de collembolos foi influenciada negativamente pelo aumento da profundidade, enquanto que a composição de collembolos troglomórficos sofreu influência do tipo de cobertura do solo. A composição geral de collembolos foi influenciada tanto pela profundidade quanto pelo tipo de cobertura vegetal do solo. Dos parâmetros avaliados no estudo, o tipo de cobertura do solo é o que explica melhor a diferença na composição de collembolos troglomórficos. O presente estudo ressalta a importância da preservação da cobertura vegetal original do solo para a conservação de comunidades que habitam ambientes subterrâneos superficiais.

Interno - PAULO DOS SANTOS POMPEU (Membro)
Presidente - MARCONI SOUZA SILVA (Membro)
Interno - EDUARDO VAN DEN BERG (Suplente)
Externo à Instituição - DIEGO DE MEDEIROS BENTO - ICMBIO (Membro)