Notícias

Banca de DEFESA: GUILHERME ALBERTINO FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME ALBERTINO FONSECA
DATA: 21/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

CURVAS DE CRESCIMENTO DE GIRINOS DE CATORZE ESPÉCIES DE ANUROS DO CERRADO: AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SÃO SEMELHANTES?


PALAVRAS-CHAVES:

Ontogenia, Curvas de Crescimento, Anura, Ambiente sazonal, Ambiente perene.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO:

O Brasil abriga a maior riqueza de anuros do planeta, do qual 209 espécies estão no Cerrado. Este bioma apresenta elevada heterogeneidade de hábitats por apresentar duas estações bem definidas, chuva e seca. Essa sazonalidade oferece diferentes condições de hábitats e condições de reprodução para os anfíbios, que possuem ciclo de vida bifásico, larval aquático e adultos terrestre. A heterocronia é um fenômeno que acontece com as larvas de anuros referente a mudanças morfológicas e no tempo ontogenético do desenvolvimento dos anuros em relação a seus ancestrais, este padrão pode ser descrito com tabelas de desenvolvimento, o que possibilita descrever possíveis paralelismos e evolução de espécies. Curvas de crescimento auxiliam a descrever e prever as taxas de crescimento dos animais, por resumirem a três ou quatro parâmetros as características de crescimento dos organismos. Neste trabalho apresentamos curvas de crescimento ajustadas em relação entre o estágio de desenvolvimento e o tamanho corporal de girinos em 14 espécies de anuros do cerrado que usam ambientes temporários ou perenes para o desenvolvimento larval. Para isso, buscamos explorar as diferenças na taxa de crescimento dos girinos entre ambientes sazonais e perenes, e as diferenças no investimento em crescimento corporal entre espécies com reprodução nesses diferentes ambientes, expressas na diferença de tamanho entre indivíduos nas fases larvais mais precoces e mais tardias. Esperamos que nos ambientes perenes as larvas apresentem maior crescimento em tamanho inicial e cresçam pouco durante os estágios tardios da metamorfose. Nos ambientes sazonais, esperamos que os girinos apresentem desenvolvimento mais acelerado de menor crescimento larval, apresentando metamorfose em curto intervalo de tempo e com imagos de menor tamanho. Entretanto, não encontramos diferenças relacionadas ao uso de hábitat quanto as estratégias de desenvolvimento. A espécie Bokermannohyla pseudopseudis apresentou a curva de crescimento mais diferenciada entre as espécies estudadas, visando assim a necessidade de novos estudos quanto a sua ontogenia relacionando com seu ambiente de reprodução. O estudo de curvas de crescimento pode ser uma abordagem promissora para o entendimento de populações e comunidades de anfíbios do Cerrado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TIAGO LEITE PEZUTTI - UFMG (Membro)
Presidente - REUBER ALBUQUERQUE BRANDAO - UnB (Membro)
Externo à Instituição - RAFAEL FÉLIX DE MAGALHÃES - UFSJ (Suplente)
Interno - MARCELO PASSAMANI (Membro)
Externo à Instituição - CHAIM JOSÉ LASMAR - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 09:46
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 15/05/2024 10:13