Banca de DEFESA: MIRELLA BISSO ALONSO

DISCENTE: MIRELLA BISSO ALONSO
DATA: 25/11/2022
LOCAL: Anfiteatro da ecologia

Aspectos populacionais e dieta natural do camarão Macrobrachium amazonicum (Decapoda: Palaemonidae) na represa do Funil (MG, Brasil)

Abundância. Variáveis físico-químicas. Fecundidade. Alimentação. Onívoro.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Dentre as espécies de camarões da família Palaemonidae Rafinesque, o gênero Macrobrachium Spence Bate, 1868 possui ampla distribuição nas regiões tropicais e subtropicais devido ao seu sucesso na colonização de ambientes estuarino e de água doce. A espécie Macrobrachium amazonicum é endêmica da América do Sul e se estende da Venezuela e Argentina. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os aspectos populacionais do Macrobrachium amazonicum na represa do Funil, localizada na cidade de Ijaci (MG, Brasil). As coletas foram realizadas mensalmente de abril de 2021 a março de 2022. O esforço amostral foi de 30 minutos, onde uma pessoa passava uma peneira, em movimento ascendente, ao longo da vegetação marginal. Após a coleta dos camarões, foi feita a medição das variáveis físico-químicas: temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade. As fêmeas ovígeras coletadas foram individualizadas e todos os camarões foram congelados em uma bolsa térmica com gelo até o transporte ao laboratório de Liminologia e Carcinologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No laboratório, os indivíduos foram armazenados em álcool 70% até as análises posteriores. Os indivíduos foram sexados e medidos quanto ao comprimento do cefalotórax. Posteriormente foram classificados em quatro classes demográficas (Machos, Fêmeas, Fêmeas ovígeras e Juvenis). Os ovos foram retirados do abdômen das fêmeas e contados sob uma lupa. Os estômagos dos camarões foram retirados para a identificação dos itens alimentares. Para avaliar a relação entre as variáveis físicoquímicas (temperatura, pH, condutividade e oxigênio dissolvido) e as classes demográficas foi realizada uma análise de componentes principais (PCA). A correlação de Pearson foi utilizada para avaliar se há relação entre as variáveis. O modelo linear generalizado (GLM) foi realizado para avaliar se há relação entre a abundância dos indivíduos e as variáveis físico-químicas e para avaliar se há diferença entre a abundância de indivíduos entre as classes demográficas. A fecundidade das fêmeas foi determinada pela seguinte fórmula: número de ovos/abundância das fêmeas. A variável condutividade apresentou correlação negativa com a abundância de indivíduos e as demais variáveis não tiveram correlação estatisticamente significativa. As fêmeas ovígeras e não ovígeras foram os indivíduos com maior comprimento do cefalotórax da população e a maior abundância foi observada nos machos da população. As fêmeas ovígeras estiveram presentes em 10 dos 12 meses de coleta, apresentando uma reprodução contínua, o pico de fêmeas ovígeras e ovos foi observada entre os meses de setembro e outubro de 2021. A dieta dos camarões foram bem diversificada e os itens mais comuns foram matéria orgânica digerida, exoesqueleto de insetos, microplásticos e fragmentos vegetais. De forma geral, foi observado na população estudada no presente trabalho algumas semelhanças às outras populações em outras regiões como, por exemplo, reprodução contínua com um pico nos meses com temperaturas mais elevadas e o hábito alimentar onívoro. Entretanto, algumas diferenças também foi observada como, por exemplo, as fêmeas serem maiores que os machos e os machos serem os indivíduos mais abundantes na população. Esses resultados irão auxiliar na compreensão da ampla plasticidade da espécie, principalmente em regiões onde ainda há poucos estudos sobre a mesma, como é o caso da região sul de Minas Gerais.

Externo à Instituição - DANIELA DA SILVA CASTIGLIONI - UFSM (Suplente)
Externo à Instituição - EMERSON CONTREIRA MOSSOLIN - UFCAT (Membro)
Interno - EDUARDO VAN DEN BERG (Suplente)
Interno - PAULO DOS SANTOS POMPEU (Membro)