Banca de DEFESA: GABRIEL CARVALHO COSTA

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Embora a predação de moscas por sapos seja uma das relações ecológicas mais profundamente internalizada no imaginário, pouco sabemos sobre a diversidade de relações tróficas entre anfíbios e dípteros. Essas interações tróficas incluem não só a predação de dípteros por anuros, mas também dípteros atuando como predadores de ovos, embriões e anuros adultos. Realizamos uma revisão sobre as interações tróficas existentes entre Anuros e Dípteros na região Neotropical para identificar a diversidade de interações tróficas entre esses dois grupos. As relações ecológicas encontradas foram Hematofagia, Miíases, Predação de Ovos e Embriões, Necrofagia, Fonotaxia e a Predação de Dípteros por Anura. A ingestão de dípteros por anuros é a relação mais amplamente estudada. Testamos se a relevância de Díptera na dieta de anuros pode ser influenciada pela subordem taxonômica à qual o organismo pertence, ao seu hábito (terrestre, arborícola e aquático), seu tamanho e bioma de registro. Verificamos que, dentre esse conjunto de fatores avaliados, apenas o tamanho corporal dos sapos exerceu influência na importância de dípteros na dieta. Dípteras, tanto adultos como larvas, são importantes na dieta de sapos de menor tamanho. No entanto, para sapos da família Dendrobatidae, a importância de dípteras na dieta tende a ser maior em animais de maior porte, talvez devido ao balanço da importância de formigas na dieta. A família de anuro que mais utiliza díptera na dieta é Bufonidae, talvez pela abundância em ambientes onde moscas e mosquitos também são comuns. Apesar da ingestão de moscas e mosquitos por dípteros ser a interação trófica mais estudada, encontramos que as relações existentes encontradas entre esses grupos são complexas e mostram que dípteros exercem pressão seletiva sobre anfíbios, através do consumo de anuros. No entanto, esses relatos ainda são baseados em observações oportunísticas, sendo necessário incentivar a publicações de mais registros, além de orientar que tais registros sejam o mais informativos possível.

Presidente - REUBER ALBUQUERQUE BRANDAO - UnB (Membro)
Interno - MARCELO PASSAMANI (Suplente)
Interno - CÁSSIO ALENCAR NUNES - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - RAFAEL FÉLIX DE MAGALHÃES - UFSJ (Membro)