Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA ARAUJO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA ARAUJO MOREIRA
DATA: 07/11/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Ecologia
TÍTULO:

Fatores que determinam a riqueza e composição de macrofungos na área cárstica de Pains: existem filtros ambientais atuando na seleção de macrofungos em cavernas?


PALAVRAS-CHAVES:

Caverna, carste, macrofungos, riqueza, composição


PÁGINAS: 14
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

Diversos fatores ambientais são determinantes na diversidade e composição de macrofungos. Vários fatores bióticos e abióticos funcionam como filtros ambientais e podem determinar a presença e o crescimento dos macrofungos em diversos ambientes. Os macrofungos possuem uma grande capacidade de adaptação para colonizar muitos habitats e representam um grupo altamente diversificado de organismos, além de influenciarem uma série de processos ecológicos importantes, como a decomposição da matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. O presente trabalho pretende compreender quais variáveis ambientais afetam a presença e distribuição de macrofungos no ambiente de floresta e caverna na área cárstica de Pains, Minas Gerais. Parâmetros ambientais como pH, temperatura, umidade, estrutura da serapilheira, precipitação, dentre outros, serão analisados através de testes estatísticos para determinar a relação da riqueza e composição de macrofungos com estas variáveis. Além disso, o projeto também pretende determinar o papel de filtros ambientais que atuam selecionando espécies em habitats subterrâneos. As campanhas serão realizadas no período chuvoso, já que a pluviosidade é fundamental para o processo de frutificação e coleta dos macrofungos. Destaca-se a importância desses organismos para o funcionamento dos ecossistemas bem como seu elevado valor de conservação para as áreas cársticas. Além disso, este é o primeiro estudo focado em compreender os fatores que determinam a riqueza e composição de macrofungos em ambientes cársticos e cavernas no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RODRIGO LOPES FERREIRA (Membro)
Interno - PAULO DOS SANTOS POMPEU (Suplente)
Externo à Instituição - FELIPE WARTCHOW - UFPB (Membro)
Externo ao Programa - EUSTAQUIO SOUZA DIAS - DBI/ICN (Membro)
Notícia cadastrada em: 19/10/2023 16:05
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 14/05/2024 22:53