Notícias

Banca de DEFESA: GABRIELLE SOARES MUNIZ PACHECO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLE SOARES MUNIZ PACHECO
DATA: 20/12/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Ecologia
TÍTULO:

COMO OS ATRIBUTOS AMBIENTAIS AFETAM E LIMITAM AS COMUNIDADES DE INVERTEBRADOS EM CAVERNAS TROPICAIS E SUAS ÁREAS ADJACENTES?


PALAVRAS-CHAVES:

Ambientes Cársticos; Fauna de Invertebrados; Ecossistemas Subterrâneos; Fatores Ambientais; Similaridade de Espécies; Micro-habitats; Conservação; Conectividade de Cavernas; Área de Influência; Condições Climáticas.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO:

Ambientes subterrâneos desempenham um papel crucial como ecossistemas complexos, oferecendo refúgio para invertebrados e vertebrados que desempenham serviços ecológicos na superfície. No Brasil, a conservação da fauna cavernícola enfrenta desafios devido à falta de metodologias eficazes. A mineração próxima a cavernas, permitida por legislações recentes, apresenta desafios para conciliar preservação e exploração. A legislação utiliza o conceito de "área de influência", mas a falta de métodos padronizados dificulta sua definição. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) propôs critérios bióticos, mas sua subjetividade e exclusão de outras variáveis ambientais são limitações. Estudos indicam a importância não apenas da proteção da cavidade, mas também de seu entorno para a conservação eficaz. Esta tese então propõe contribuições para a definição de áreas de influência em cavernas de diferentes litologias, considerando os parâmetros legislativos atuais. Composta por dois manuscritos, o primeiro busca compreender os fatores essenciais para a manutenção de comunidades de invertebrados nos ambientes subterrâneo e epígeo em áreas cársticas de diferentes litologias ao longo das estações chuvosa e seca, enquanto o segundo investiga os fatores limitantes para a similaridade da fauna entre os ambientes subterrâneo e epígeo em diferentes litologias e estações do ano.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - THAIS GIOVANNINI PELLEGRINI - ND (Membro)
Presidente - RODRIGO LOPES FERREIRA - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - RAFAELA BASTOS PEREIRA - UFLA (Membro)
Interno - MARCELO PASSAMANI (Suplente)
Externo ao Programa - LETICIA MARIA VIEIRA - DCF/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - LEOPOLDO FERREIRA DE OLIVEIRA BERNARDI - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - DIEGO DE MEDEIROS BENTO - ICMBIO (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 09:49
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 15/05/2024 04:09