Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDER LOPES CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDER LOPES CAETANO
DATA: 28/11/2023
LOCAL: Sala de aula da Pós-graduação em Botânica Aplicada, Setor de Botânica, DBI

Respostas ecofisiológicas de cinco genótipos de Oryza sativa L.  em situação de deficiência hídrica

Plantas de arroz, tolerância ao déficit hídrico, seca

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada

Com o objetivo de avaliar respostas de crescimento e desenvolvimento, trocas gasosas e anatomia de plantas Oriza sativa L. submetidas à restrição hídrica, selecionamos cinco genótipos contrastantes, sendo eles: A502, CMG1590, Douradão, Pampa e Soberana. Para testar a hipótese de cada genótipo apresenta uma resposta diferente montamos um experiemento em casa de vegetação, em vasos do tipo Risotron, sendo uma planta por vaso, o experimento foi dividido em 2 duas condições hídricas: Capacidade de campo e 50% da capacidade de campo. Quando o arroz entrou na fase V9-V13 foi realizado a coleta de dados que gerou resultados interessantes. A seca prejudicou três dos cinco genótipos escolhidos, e outros dois genótipos apresentaram respostas de tolerância. O genótipo Pampa, um genótipo recomendado para áreas com grande disponibilidade hídrica ou alagadas, surpreendentemente teve respostas de crescimento e desenvolvimento, trocas gasosas positivas, respostas diferentes do esperado. Mais análises serão realizadas para obtermos uma conclusão satisfatória sobre os resultados obtidos.

Externo à Instituição - Vinícius Politi Duarte - UNIFAL (Membro)
Interno - MARINES FERREIRA PIRES LIRA (Membro)
Interno - FABRICIO JOSE PEREIRA - UNIFAL (Suplente)
Presidente - EVARISTO MAURO DE CASTRO (Membro)