Apresentação
Foto

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada é voltado para o incremento na prospecção de espécies potenciais para utilização e de produtos naturais, além do aumento na produção vegetal, tendo como objetivo central formar profissionais mestres e doutores com alto nível técnico e acadêmico para atuar nas diferentes áreas da Botânica como docentes e pesquisadores, possuindo como foco a aplicação dos conhecimentos nessa área da ciência para otimizar diferentes atividades humanas.  Dessa forma, os mestres e doutores formados no Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada possuem como missão o compromisso com a ciência e com a sociedade orientando ações humanas para contribuir para um manejo mais sustentável de sistemas naturais e agrícolas. O Programa possui, normalmente, processos seletivos anuais para o ingresso nos cursos e mestrado e doutorado. O aporte financeiro para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa ocorre por meio do Proap e através de financiamentos do CNPq e Fapemig a projetos de docentes vinculados ao Programa. O Programa possui duas linhas de pesquisa: - "Estrutura e Funcionamento das Plantas" que trata dos trabalhos de pesquisa e aplicação de conhecimentos da estrutura das plantas, tanto sobre a morfologia e arquitetura externas como da citologia, histologia e anatomia bem como as suas relações com a produção vegetal, reprodução, adaptação a diferentes ambientes, manejo de populações perturbadas, recuperação de áreas degradadas, prospecção de produtos naturais, preservação e manejo de espécies nativas. - "Biossistemática Vegetal" que compreende estudos florísticos e sistemáticos em táxons vegetais de Monilophyta e Fanerógamas de biomas brasileiros, com ênfase em Campos, Campos Rupestres e Cerrados promovendo identificação, descrições, chaves, dados fenológicos e fitogeográficos. Nesses estudos são empregados dados de naturezas diversas, sobretudo informações morfológicas, moleculares, citotaxonômicas, de biologia reprodutiva e biogeográficas, buscando reconstruir a história evolutiva dos táxons. Dessa forma, fornecendo subsídios tanto para projetos sistemáticos e evolutivos quanto para estudos e políticas voltados à conservação e manejo de espécies da flora brasileira.

 

ATENÇÃO: A Secretaria Integrada do Instituto de Ciências Naturais (SI/ICN) é a responsável por atender a demanda deste Programa de Pós-Graduação.

Acesse: https://icn.ufla.br/si e saiba mais sobre nosso atendimento.

 

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829--1628
E-mail: pg.icn@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - MARINES FERREIRA PIRES LIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - VANESSA CRISTINA STEIN

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 02:36