Notícias

Banca de DEFESA: GRÉCIA DE ANDRADE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRÉCIA DE ANDRADE SOUZA
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Efeito do fósforo na diferenciação celular da cianobactéria filamentosa Cronbergia, e o efeito de sua inoculação no crescimento de Pistia stratiotes, comparado à inoculação da cianobactéria Desmonsotoc.


PALAVRAS-CHAVES:

Cianobactéria Filamentosa, Associação Epifítica, Fixação Biológica de Nitrogênio, Fósforo, Heterócitos, Acinetos, Macrófita Aquática.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO:

Cianobactérias são organismos procariotos que fazem fotossíntese oxigênica, portanto, muito importantes para a produtividade primária do ambiente em que estão. Outro importante serviço ecossistêmico prestado por elas é a fixação biológica de nitrogênio atmosférico (FBN). Dentre elas, destacam-se as cianobactérias filamentosas heterocitadas, pois são capazes de diferenciar suas células vegetativas em heterócitos e acinetos, conferindo sucesso adaptativo ao permitir a sobrevivência em condições estressantes. Heterócitos são exclusivos para fixar nitrogênio (N), Já os acinetos acumulam reservas e entram em dormência sob condições adversas. A diferenciação celular se dá por regulação genética, mas pode ser induzida por fatores ambientais, como intensidade luminosa e status nutricional. Como o fósforo (P) é um macronutriente essencial em diversos processos metabólicos, variações em sua concentração no meio pode ser um gatilho para diferenciação celular. Além disso, muitas cianobactérias possuem a capacidade de formar associações com outros organismos, sendo uma condição comum entre as filamentosas heterocitadas e plantas, em que o principal papel da cianobactéria é o fornecimento N fixado à planta hospedeira, podendo promover o crescimento da mesma. Nos ecossistemas aquáticos é comum encontrar cianobactérias filamentosas heterocitadas associadas epifiticamente às raízes de macrófitas aquáticas, como a Pistia stratiotes. Baseados nestas premissas, nos propusemos a avaliar a diferenciação celular na cianobactéria Cronbergia sp. UFLA-35 em diferentes concentrações de P no meio. Posteriormente, avaliamos o potencial desta linhagem, comparada a outa cianobactéria filamentosa heterocitadas, Desmonostoc sp. UFLA-12, em promover o crescimento da macrófita aquática P. stratiotes. Vimos que a disponibilidade de P no meio é importante na manutenção dos heterócitos e na diferenciação de acinetos de Cronbergia sp. UFLA-35, que tem necessidade de concentrações maiores de P. Já a sua relação com P. stratiotes foi negativa, pois ela diminuiu o crescimento da planta, enquanto a linhagem do gênero Desmonostoc sp. UFLA-12 não afetou o crescimento. Portanto, sugerimos que houve competição por nutrientes entre P. stratiotes e Cronbergia sp. UFLA-35. Concluímos que o P é um macronutriente importante para o sucesso de Cronbergia sp. UFLA-35, e que em associação com P. stratiotes ela compete por recursos ao invés de suprir a planta com N fixado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAROLINA NJAIME MENDES - UFLA (Suplente)
Externo à Instituição - CYNTHIA DE OLIVEIRA - UFLA (Membro)
Presidente - FLAVIA DE FREITAS COELHO (Membro)
Externo à Instituição - GRAZIELLE SALES TEODORO - UFPA (Membro)
Externo à Instituição - GUILHERME RAMOS DEMETRIO FERREIRA - UFAL (Membro)
Externo à Instituição - MARCELO GOMES MARÇAL VIEIRA VAZ - ULg (Membro)
Externo à Instituição - MICHEL BIONDI - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 10:44
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 29/04/2024 03:36