Notícias

Pós-graduação brasileira tem maioria feminina

MULHERES CIÊNCIA (https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pos-graduacao-brasileira-tem-maioria-feminina)

Pós-graduação brasileira tem maioria feminina

Elas representam 54,2% dos matriculados em mestrado e doutorado no Brasil
 

Em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para incentivar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, particularmente, do ponto de vista educacional. No Brasil, elas representam 54,2% dos 395.870 matriculados em cursos stricto sensu.  Dos beneficiários da CAPES com bolsas no País, 58% são mulheres.

Ianca Oliveira Borges é pesquisadora de mestrado em Engenharia de Biomateriais, com bolsa do Programa de Demanda Social da Fundação, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). Seu estudo analisa o uso de casquilhos de soja, considerados resíduos agroindustriais, na produção de painéis aglomerados, utilizando pré-tratamentos com água e hidróxido de sódio.

im 

A pesquisadora explica que, em 2020, o Brasil foi o segundo maior produtor de soja no mundo e, para cada tonelada de soja colhida, foram geradas aproximadamente 2,5 mil toneladas de resíduos. Sua pesquisa tem uma visão ambiental e econômica: além de evitar o descarte inadequado, protegendo fauna, flora, recursos hídricos e solo, valoriza o material com a substituição parcial da madeira por casquilhos.

Para Ianca, o papel da CAPES é fundamental para pesquisas como a sua. Ela reforça a importância da inserção das mulheres no meio acadêmico e nos programas de pós-graduação, que é intensificada pelos incentivos e bolsas que ajudam a produzir e divulgar as pesquisas: “É de suma importância a inserção das mulheres na ciência. Elas são essenciais no meio acadêmico e possuem um papel crucial, trazendo avanço de ideias inovadoras e criativas para diversas áreas científicas”.

 

im 2 

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa(Foto: iStock/METAMOWORKS)
Imagem 1: Ianca Borges é pesquisadora de mestrado com bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: A engenheira ambiental comemora a contribuição da CAPES para a participação feminina na ciência e no meio acadêmico (Foto: Arquivo pessoal)

Notícia cadastrada em: 11/02/2022 10:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 14:53