Notícias

Banca de DEFESA: MELINA GONÇALVES CHAGAS DE LAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELINA GONÇALVES CHAGAS DE LAIA
DATA: 25/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

COMPÓSITOS DE POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) E ALTO TEOR DE FIBRAS DE SISAL VIA MISTURA TERMOCINÉTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Fibras vegetais; fibras de sisal; misturador termocinético; polietileno de alta  densidade; compósitos com altos teores de fibras.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
RESUMO:

Os compósitos poliméricos reforçados com fibras vegetais estão recebendo grande atenção como materiais inovadores para aplicações industriais em vários setores. As fibras de  sisal têm sido reconhecidas como um bom potencial de reforço para compósitos  termoplásticos. A formulação de compósitos termoplásticos com alto teores de fibras vegetais  via misturador termocinético de alta intensidade tem se mostrado eficaz, obtendo compósitos com boas propriedades, mas ainda há poucos estudos sobre esses tipos de compósitos  relatados na literatura. Este trabalho teve como objetivo o estudo de compósitos de polietileno  de alta densidade (PEAD) com altos teores de fibras de sisal (Agave sisalana), com e sem agente de acoplamento. Foram preparados compósitos em diferentes composições em relação ao teor de fibras, com 40, 50, 60 e 70%, em massa, via misturador termocinético, e foramavaliadas suas propriedades mecânicas de flexão, impacto, morfologia via microscopia eletrônica de varredura, propriedades térmicas e absorção de água. A absorção de água variou entre 2 e 17,6%, aumentando com o teor de fibra. A resistência a flexão e o módulo elástico em flexão chegaram a 29,1 MPa e 3,8 GPa, respectivamente. Já a resistência ao impacto dos compósitos atingiu até 76,6 J.m-1. O SEBS-g-MA revelou sua eficácia, não apenas como compatibilizante, mas também como modificador de impacto, aumentando a resistência ao impacto em todas as formulações nos quais estavam presentes. O trabalho demonstrou que os compósitos de PEAD com altos teores de fibras de sisal obtidos via misturador termocinético tem boas propriedades finais que são comparáveis com o WPC (wood plastic composites), MDF (medium density fiberboard) e outros materiais de aplicações semelhantes. A formulação com 70% em massa de fibras de sisal e 5% de SEBS-g-MA é promissora, pois apresentou módulo elástico de 2,0 GPa, resistência ao impacto de 65 J.m-1, absorção de água 17,6%, densidade de 0,91 g.cm-³ e resistência à flexão de 29,1 MPa, resistência essa superior à recomendada por norma para MDF (23 MPa).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WAGNER MAURÍCIO PACHEKOSKI - UFSCAR (Membro)
Externo à Instituição - MARCOS DE SOUZA GOMES - UFU (Suplente)
Presidente - JOSE MANOEL MARCONCINI - UFSCAR (Membro)
Interno - JOSE BENEDITO GUIMARAES JUNIOR (Membro)
Interno - GUSTAVO HENRIQUE DENZIN TONOLI (Suplente)
Interno - FABIO AKIRA MORI (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/03/2022 11:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 16:38