Notícias

Banca de DEFESA: NAYRA DINIZ NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYRA DINIZ NOGUEIRA
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro do DEG
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO A BASE DE AMIDO TERMOPLÁSTICO (TPS) REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇAÍ E POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE (PEBD)


PALAVRAS-CHAVES:

fibra de açaí; compósitos poliméricos, amido termoplástico, resíduos agroindustriais, polietileno de baixa densidade, meio ambiente.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
RESUMO:

Nos últimos anos um grande interesse mundial tem surgido pelo desenvolvimento de novos produtos que possibilitem a utilização de matéria-prima de fontes renováveis. Neste contexto os materiais poliméricos têm recebido atenção especial por levantarem várias questões como a não biodegradabilidade, a dificuldade de reciclagem e por serem provenientes de fonte não renovável. Diante disso, surge a oportunidade de buscar desenvolver compósitos poliméricos à base de amido termoplástico reforçados com fibra de açaí e polietileno de baixa densidade. O amido termoplástico tem se mostrado promissor na substituição aos polímeros derivados do petróleo, porém, apresenta limitações quanto ao seu uso, como alta absorção de água e baixa resistência mecânica, e com isso, surge a ideia de utilizar a fibra de açaí, resíduo com grande disponibilidade e sem destinação adequada, com o objetivo de melhorar as propriedades do compósito polimérico diante das limitações do amido termoplástico, além de agregar valor ao resíduo lignocelulósico. Foi realizada uma caracterização química, física e anatômica das fibras de açaí. Os compósitos obtidos foram avaliados através da difração de raios X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, ensaio de tração, fotodegradação, microscopia eletrônica de varredura, análise termogravimétrica e densidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - TIAGO JOSE PIRES DE OLIVEIRA - DEG/EENG (Membro)
Externo à Instituição - TATTIANE GOMES COSTA - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - TATIANE MICHELE POPIOLSKI - DEG/EENG (Suplente)
Externo à Instituição - STEFÂNIA LIMA OLIVEIRA METZKER - UEMG (Suplente)
Externo à Instituição - RAPHAEL NOGUEIRA REZENDE - IFSM (Membro)
Presidente - RAFAEL FARINASSI MENDES (Membro)
Externo ao Programa - LUANA ELIS DE RAMOS E PAULA - DEG/EENG (Membro)
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 10:32
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 07:20