Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CAROLINA RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA CAROLINA RESENDE
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Virtual

POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO ENDOCARPO DO FRUTO DA SERINGUEIRA COMO ELEMENTO DE REFORÇO EM COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS E COMO BIOAGREGADO PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO

Bioconcreto, Resíduos vegetais, Elemento de reforço.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção

O concreto é um material muito utilizado pela indústria da construção civil, no entanto, a sua produção é responsável por acarretar grandes impactos ao meio ambiente, entre eles, elevado consumo de agregados naturais, emissão de gases do efeito estufa e geração de resíduos. Logo, o uso de resíduos vegetais em substituição aos agregados convencionalmente utilizados, busca reduzir estes danos ambientais, mediante o uso de matérias-primas renováveis e de baixo impacto ambiental. A seringueira é uma árvore muito conhecida, devido à produção de látex. Seu fruto é composto por um endocarpo lenhoso e aparentemente resistente, que pode apresentar potencial para ser empregado na produção de compósitos cimentícios. Portanto, através deste estudo, busca-se investigar inicialmente o potencial de utilização do endocarpo do fruto da seringueira como reforço em compósitos cimentícios e posteriormente avaliar o uso deste material como agregado graúdo para a produção de bioconcreto. O resíduo foi coletado no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada na cidade de Lavras – MG. Para determinar os teores de extrativos totais, lignina, cinzas e holocelulose presentes no material, foi realizada a caracterização química dos endocarpos in natura. Afim de melhorar a compatibilidade química com a matriz cimentícia, através da remoção de extrativos, os endocarpos foram submetidos a tratamentos em água quente (80°C) e solução alcalina contendo Ca(OH)2. Para verificar a eficiência dos tratamentos na remoção dos extrativos, foi realizada a análise de calorimetria semi-adiabática. Para avaliar o potencial de utilização dos endocarpos como elemento de reforço em compósitos à base de cimento, os corpos-de-prova contendo endocarpos tratados e in natura, foram submetidos a ensaios de flexão.  Os bioconcretos serão produzidos com substituição de 25%, 50% e 100% de brita por endocarpos de seringueira. Para avaliar a resistência mecânica dos bioconcretos serão realizados ensaios mecânicos de compressão axial e de tração por compressão diametral. Os resultados obtidos através da análise química, indicaram que o material apresentou em média 14,09% de extrativos totais, 25,23% de lignina, 1,31% de cinzas e 59,16% de holocelulose. Estes resultados foram condizentes ao que está descrito na literatura para a madeira de seringueira. Os resultados referentes ao ensaio de calorimetria se mostraram contraditórios aos dados encontrados na literatura. Por isso, novas análises deverão ser realizadas. O ensaio de flexão indicou que o endocarpo não atuou como elemento de reforço na matriz cimentícia. Este resultado pode ser justificado devido à baixa aderência entre endocarpo e matriz, o que impossibilitou sua ação como elemento de reforço. Logo, espera-se melhorar a aderência deste material à matriz cimentícia, através da aplicação de tratamentos superficiais, que aumentem a sua rugosidade. Para comprovar a eficiência destes tratamentos, serão realizados novos ensaios de flexão.

Presidente - SAULO ROCHA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - RODOLFO GIACOMIM MENDES DE ANDRADE - IFES (Suplente)
Externo à Instituição - M'HAMED YASSIN RAJIV DA GLORIA - UFRJ (Membro)
Interno - KEOMA DEFAVERI DO CARMO E SILVA (Membro)