Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA CORRÊA FURTINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA CORRÊA FURTINI
DATA: 29/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Por meio aplicativo google meet
TÍTULO:

ADESIVO NATURAL À BASE DE CARDANOL MODIFICADO COM NANOPARTÍCULAS DE SÍLICAS PARA PRODUÇÃO DE PAINÉIS MDP (Medium Density Particleboard)


PALAVRAS-CHAVES:

Adesivo nanomodificado. Casca do caju. Fonte renovável. Emissão de formaldeído. Produção sustentável.

 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
SUBÁREA: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
ESPECIALIDADE: Tecnologia de Chapas
RESUMO:

Os painéis  de partículas de média densidade (MDP), são amplamente utilizados em todo o mundo para confecções de móveis e pisos. A ureia formaldeído (UF) é o adesivo sintético, comumente utilizado para a confecção destes painéis, devido seu baixo custo, incolor e tempo de cura rápido. Apesar destas propriedades favoráveis, uma das principais desvantagens do adesivo UF é a emissão de formaldeído livre nos painéis de madeira, que causam riscos à saúde, como, sintomas respiratórios alérgicos, não alérgicos e de mucosas, bem como o câncer. Para a redução de emissão de formaldeído, estudos indicam que a inserção de nanopartículas de sílica (SiO2NPs) em adesivos à base de formaldeído tem demonstrado resultados significantes para a sua redução. Entretanto, levando em consideração as questões ambientais e a sustentabilidade da matéria-prima, à busca por substituição do adesivo UF, de origem petrolífera, impulsiona o desenvolvimento de adesivos que tenham base em recursos renováveis ou biológicos, e que apresentem menores taxas de emissão de formaldeído. Sendo assim, o cardanol obtido a partir do líquido da casca de castanha de caju, proveniente do cajueiro, é considerada uma fonte renovável aromática promissora dos fenóis derivados do petróleo, devido sua alta reatividade com formaldeído tanto pela via resol quanto novalac. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o potencial de utilização do adesivo cardanol-formaldeído modificado com nanopartículas de sílica para produção de painéis MDP. Para a produção dos painéis foi utilizado à madeira de Pinus oocarpa, com dimensões de 30 x 30 x 1,5 cm (comprimento x largura x espessura), densidade nominal de 0,70 g/cm3 e os parâmetros do ciclo de prensagem foram de 15 minutos, pressão de 4 MPa e temperatura de 160ºC. A síntese do adesivo cardanol-formaldeído ocorreu via resol. Ao final, foram adicionados SiO2NPs nas seguintes proporções em massa, com base no teor de sólidos do adesivo: 0, 1 e 2%. Os painéis foram produzidos com teores de adesivos em proporções de 8, 10,12 e 14% em relação a massa seca das partículas. Foram avaliadas as propriedades físicas, químicas e térmicas dos adesivos, e as propriedades físicas, mecânicas, interface madeira-adesivo, emissão de formaldeído, isolamento térmico e a combustibilidade dos painéis. A partir das análises conjuntas dos resultados parciais, conclui-se que a adição das SiO2NPs não foram favoráveis ao adesivo cardanol-formaldeído e o teor de adesivo a partir de 10% atingem as normas estabelecidas para a comercialização das placas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - THAÍS BRITO SOUSA - UEMG (Membro)
Externo à Instituição - ROSALVO MACIEL GUIMARÃES NETO - UFPI (Membro)
Externo à Instituição - MÁRIO VANOLI SCATOLINO - UFERSA (Suplente)
Externo à Instituição - JOSY ANTEVELI OSAJIMA FURTINI - UFPI (Suplente)
Presidente - JOSE BENEDITO GUIMARAES JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - FLÁVIA MARIA SILVA BRITO - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 15:09
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 21:11