Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEYSON SANTOS DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYSON SANTOS DE PAIVA
DATA: 15/12/2023
LOCAL: Online

Qualificação realizada por meio de avaliação escrita.

VALORIZAÇÃO DO CIPÓ-TITICA (Heteropsis flexuosa) E ÓLEO DE ANDIROBA (Carapa guianensis AUBLETET) PARA A PRODUÇÃO DE SUSPENSÕES E FILMES FUNCIONALIZADOS

Biopolímeros. Biodegradação. Consumo energético. Nanotecnologia. Óleo de Andiroba. Cipó-titica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares

O crescente uso de polímeros derivados de petroquímicos, como os plásticos, tem causado danos ambientais significativos, desestabilizando ecossistemas. Uma alternativa para mitigar esses impactos é a adoção de biopolímeros, com destaque para a celulose na produção de filmes. A pesquisa sobre a produção, caracterização e aplicação em escalas micro/nanométricas da celulose está aumentando, visando soluções sustentáveis. As micro/nanofibrilas celulósicas (MFC/NFC) estruturadas têm potencial para embalagens funcionalizadas, sendo o cipó-titica (Hf) uma matéria-prima viável. A funcionalização dessas embalagens celulósicas, utilizando o óleo de andiroba, conhecido por suas propriedades antibacterianas e inseticidas, é explorada[U1] . Este estudo avaliou os impactos nas propriedades mecânicas, de barreira e de biodegradabilidade de embalagens nanoestruturadas de celulose funcionalizadas com óleo de andiroba (OA), utilizando como base o cipó-titica da Floresta Amazônica. Estes filmes de Hf foram estabilizados com 5% de HPMC [U2] e adicionado OA com 2% de Tween 80, utilizado pela indústria de alimentos, como surfactante e facilitador da incorporação do óleo às nanofibrilas celulósicas. Foram produzidos filmes nas concentrações de OA de 0, 1, 3 e 5%, sendo os percentuais em função do teor de sólidos de Hf em 1%. As suspensões contendo óleo de andiroba resultaram em uma viscosidade aumentada e alteraram as propriedades físicas dos filmes. O uso do óleo de andiroba levou à formação de filmes com menor degradação em meio aquoso, maior ângulo de contato e menor capacidade de molhamento, embora apresentassem uma permeabilidade considerável ao vapor de água. O filme An1 exibiu caráter hidrofóbico, com um ângulo de contato superior a 90 graus, e uma resistência à perfuração mais elevada de 6,70 N mm-1. Por outro lado, os filmes An3 mostraram maior transparência e uma biodegradação mais acentuada, enquanto os filmes An5 resultaram em películas mais opacas com uma temperatura de degradação térmica superior e atividade antioxidante elevada. Em suma, os filmes derivados de fibras de Hf funcionalizados com óleo de andiroba demonstraram potencial como materiais de embalagem para produtos leves e com baixo teor de umidade, devido às suas propriedades térmicas e de barreira adequadas. Recomenda-se a realização de estudos adicionais sobre o pré-tratamento de resíduos de fibras, visando a redução do consumo de energia e a melhoria das propriedades mecânicas.

[U1]Na literatura?

[U2]descrever

Externo à Instituição - ADRIANO REIS PRAZERES MASCARENHAS - UFR (Suplente)
Externo à Instituição - MATHEUS CORDAZZO DIAS - UFRA (Membro)