No dia 12 de novembro de 2019, aconteceu o lançamento do livro “O trabalho com videoanimações em sala de aula: múltiplos olhares”, organizado pelos professores Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias e Marco Antonio Villarta-Neder. O livro, publicado pela editora Pedro e João (404 páginas), é a culminância de um trabalho de estudo, discussão e vivência do gênero videoanimação, que integrou as reflexões feitas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), pelo subprojeto da área de Língua Portuguesa, em parceria com integrantes dos grupos de pesquisa “Textualiza” e “Gedisc”. A obra conta com a participação dos bolsistas e supervisores do PIBID, egressos do curso de Letras (UFLA), discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFLA), discentes do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFLA) e de professores universitários (UFLA e UFJF). São 21 capítulos, com propostas de leitura de videoanimações, sob vários enfoques teóricos, tem em vista perspectivas de trabalho didático-pedagógico. A contribuição esperada é que a obra possa qualificar o processo de formação de professores para o trabalho com as múltiplas linguagens, constituindo-se como uma possibilidade de ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. O livro representa o resultado de uma proposta de construção do letramento acadêmico, de sistematização de discussões sobre metodologias de ensino e de articulação com o contexto de trabalho docente, constituindo-se como uma proposta de inovação pedagógica, o que pode ressignificar as práticas de leitura em sala de aula e viabilizar a formação de sujeitos-espectadores/leitores proficientes.