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Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO ALEXANDRE INTIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNARDO ALEXANDRE INTIPE
DATA: 09/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Qualificação realizada por meio de avaliação escrita.

 

 

Título: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU


PALAVRAS-CHAVES:

Concepções de linguagem; professores de português; Guiné-Bissau.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Conforme os relatos oriundos de Couto e Embaló (2010) e Namone e Timbane (2017), a Guiné-Bissau é um país que conta com um conjunto de mais de 20 línguas nacionais e tendo o português como a única língua do ensino, uma das línguas menos falada e conhecida entre o povo guineense. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho centra-se em compreender as concepções de linguagem de professores de português da Guiné-Bissau, bem como identificar as teorias de linguagem mais privilegiadas por professores de língua portuguesa. A discussão teórica deste trabalho correlaciona-se aos conceitos de lingua(gem), gramática, função de língua dentro da perspectiva das três teorias de linguagem, conforme apontadas por Fuza, Ohuschi e Menegassi (2011); Barcellos (2013); Koch (2015). Discutiu-se também a teoria Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) de Michael A. K. Halliday (2004), uma vez que serviu para analisar os dados e compreender a maneira como os docentes manifestam linguisticamente as suas práticas através de suas atitudes e suas crenças na aula. Nessa teoria, embasei as minhas discussões em Santos (2014); Vian Jr. (2012); Oliveira (2014); Farencena e Fuzer (2018); Hood (2019). Em relação à metodologia, este trabalho centra-se na pesquisa qualitativa e interpretativista de natureza etnográfico (Bortoni-Ricardo, 2008; Grande, 2011; e Proetti, 2018). Os meus colaboradores foram os professores de escola pública do ensino médio de 10º a 12º ano. A metodologia também compreendeu a coleta e discussão/interpretação de dados através de aplicação de questionários aos professores residentes em Guiné-Bissau.  Os resultados parciais desta pesquisa em desenvolvimento demonstram que os professores privilegiam a concepção da linguagem como a comunicação, a teoria segundo a qual prescreve as normas a serem seguidas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 08:48
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