Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 06/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Qualificação será feita por vídeo conferência
TÍTULO:

 

 

 

Interculturalidade e aprendizagem de línguas: relatos de experiência de imersão.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Ensino-aprendizagem de Língua adicional; Imersão; Interculturalidade.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo investigar e compreender os efeitos das experiências de alguns intercambistas, especificamente: (a) como se deu a aprendizagem de língua adicional por imersão, (b) como eles entendem a relação entre língua e cultura e (c) se eles desenvolveram competência intercultural nesse processo. Além disso, busca constatação linguística por meio do subsistema atitude do Sistema de Avaliatividade nos questionários respondidos pelos participantes. Participaram deste estudo de caso oito intercambistas, de três nacionalidades que responderam um questionário auto aplicado sobre sua experiência. Os princípios da pesquisa qualitativa foram utilizados para a coleta e a análise dos dados. A teoria que fundamentou as interpretações apoiam-se nas perspectivas de ensino-aprendizagem de línguas de Leffa e Irala (2014), Leffa (2016), Giraldello e Tedesco (2016), de autonomia, agência e estratégia, conforme destacado por Mota (2017), Esternarck (2017), Jordão (2010), Ludwig e Ferreira (2017), sobre aprendizagem de línguas por imersão, em Savage e Hughes (2014), Kramsch (2017), Figueiredo, (2012), interculturalidade conforme sugerido por Peres (2000), Corbett (2003), Tílio (2009), a educação, o falante e a competência intercultural no ensino aprendizagem de línguas em Figueiredo (2012, 2019), Siqueira e Barros (2013), Figueredo (2010), Dutra e Penna (2018), Dutra (2019). A discussão sobre a linguística sistêmica funcional, o contexto de cultura e o sistema de avaliatividade apoiou-se em Fuzer e Cabral, (2014), Barbara e Macedo (2009), Hood (2019) e Almeida (2010). Esta pesquisa possibilitou entender as implicações e efeitos da aprendizagem de línguas por imersão, por meio da relação entre língua e cultura e suas desenvolturas e a necessidade de se ter falantes que desenvolvem competência intercultural, além disso, identificou estratégias utilizadas pelos participantes em sua aprendizagem, como também, por meio da LSF pode-se perceber linguisticamente a relevância dessa experiência de diferentes maneiras. Portanto, este trabalho valoriza a experiência internacional tanto socialmente quanto educacionalmente. [Resultados serão especificados na defesa].



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANELISE FONSECA DUTRA - UFOP (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA EUGENIA BATISTA - UNIFESP (Suplente)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 18:43
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/04/2024 03:53