Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA APARECIDA MASCARENHAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA APARECIDA MASCARENHAS
DATA: 21/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: A qualificação será realizada por vídeo conferência
TÍTULO:

A construção da pós-verdade no âmbito do movimento antivacina no brasil: uma análise comparativa com o discurso oficial do ministério da saúde.


PALAVRAS-CHAVES:

Pós-verdade. Fake news. Movimento antivacina. 


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Considerando o impacto de pós-verdades sobre a sociedade, principalmente através do meio digital, essa pesquisa busca problematizar como esse fenômeno compromete as campanhas de saúde pública, dentre os quais, as de vacinação no Brasil, mediante a disseminação de informações não cientificamente  comprovadas que fazem eclodir, inclusive, doenças erradicadas. Nesse contexto, assume-se como objetivo principal compreender como o discurso do movimento antivacina se constrói e se propaga nas redes sociais. Quanto aos objetivos específicos, visam identificar as estratégias enunciativas do movimento antivacina que circulam nas redes sociais e comparar tais estratégias com as presentes no discurso oficial do Ministério da Saúde, divulgado por meio das notícias no site oficial e nas redes sociais. Para tanto, serão analisadas algumas postagens extraídas de páginas do movimento antivacina no Facebook e no Youtube, que trazem elementos constitutivos da pós-verdade, bem como  as estratégias utilizadas pelo Ministério da Saúde para se contrapor ao discurso erigido por tal movimento. Tal análise ancora-se nos conceitos de verdade, de Michel Foucault, discurso das mídias, de Patrick Charaudeau e de Pós-verdade, a partir de Pollyana Ferrari, Lúcia Santaella, entre outros autores que pesquisam a construção enunciativa da Pós-verdade. Espera-se, desse modo, contribuir para um olhar mais criterioso sobre os impactos da pós-verdade disseminados pelas redes sociais, cujo poder pode acenar tanto para a alienação quanto para a conscientização da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DALVA DE SOUZA LOBO (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DO ROSARIO ABREU E SOUSA - UNIMES (Suplente)
Externo à Instituição - POLLYANA FERRARI TEIXEIRA - PUC - SP (Membro)
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 08:56
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 18/04/2024 04:20