Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO DE OLIVEIRA

DISCENTE: LEONARDO DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Sala Virtual

DIÁLOGOS ENTRE O VERBAL E O NÃO-VERBAL: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DOS TONS EMOTIVO-VOLITIVOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Tom; enunciado/enunciação; filme publicitário; Círculo de Bakhtin.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Filosofia da Linguagem

Expressão da singularidade dos sujeitos, o tom é um elemento que permeia toda enunciação, em maior ou em menor grau. Na dinâmica discursiva, o tom está intimamente ligado às representações que um enunciador tem acerca do seu auditório social, o que pressupõe a atribuição de um dado peso sócio-hierárquico ao(s) seu(s) interlocutor(es). Com base nessas representações do outro e, ainda, da situação comunicativa, do contexto sócio-histórico e do partilhamento de saberes (conhecidos ou pressupostos) entre os sujeitos envolvidos, o enunciador assume esse ou aquele tom emotivo-volitivo nos enunciados que profere, o que, na linguagem verbal, revela seus traços em escolhas lexicais, sintáticas e/ou de entonação da voz. Contudo, o Círculo de Bakhtin tem uma concepção mais ampla de enunciado, compreendendo como tal qualquer conjunto coerente de signos partilhados e passíveis de compreensão por uma coletividade. Assim assimiladas, as considerações do Círculo quanto aos enunciados contemplam o fato de que eles também se manifestam tendo como suporte signos de natureza diversa da do signo linguístico, razão pela qual assumimos a premissa de que, uma vez inerentes a qualquer enunciado, os tons atravessam não só a linguagem verbal, mas qualquer materialidade sígnica por meio da qual os enunciados venham a se concretizar. Em acréscimo a essas ideias, Paula e Serni (2017), ao investigarem as potencialidades extraverbais do enunciados, trazem ao estudo dos mesmos o conceito de verbivocovisualidade, com o qual dão conta das suas dimensões sonora e visual e do qual lançaremos mão nesse trabalho.  Levando em conta essa visão expandida das enunciações, esta pesquisa pretende demonstrar como tons emotivo-volitivos determinam a escolha e o arranjo das diferentes semioses que compõem de forma integrada filmes publicitários dedicados à preservação ambiental. Pensando ainda na influência que fatores socioideológicos exercem sobre os processos enunciativos e, consequentemente, sobre os tons que assumem, selecionamos três filmes publicitários oriundos de diferentes esferas sociais e com projetos de sentido divergentes, no intuito de evidenciar com mais clareza o impacto desses fatores sobre os seus respectivos e distintos tons emotivo-volitivos. Para tanto, selecionamos um filme institucional do Ministério do Meio Ambiente, outro promovido pelo conglomerado Unilever e um terceiro de iniciativa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Pretendemos com este enfoque no tom pelo viés da verbivocovisualidade contribuir para o enriquecimento das pesquisas devotadas ao estudo dos gêneros do discurso, visto que o conceito é ainda pouco explorado, sobretudo no tocante aos enunciados que congregam expressamente semioses verbais e não verbais.

Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Interno - RODRIGO GARCIA BARBOSA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - DALVA DE SOUZA LOBO (Suplente)