Uma análise das metafunções da Gramática do Design Visual em videoanimação: possibilidades para a leitura de textos em movimento
Gênero textual/discursivo. Videoanimação. Metafunções da Gramática do Design Visual. Semiótica Social. Multiletramentos.
Em função das potencialidades das videoanimações para o aperfeiçoamento de habilidades de leitura de textos multissemióticos, o presente trabalho tem por objetivo apresentar por meio da análise da videoanimação Snack attack as contribuições das diferentes linguagens para a produção de sentido, a partir das metafunções representacionais, interacionais e composicionais da Gramática do Design Visual, proposta por Kress e van Leeuwen (2006). Para a realização da pesquisa proposta empreendeu-se um estudo teórico acerca de teorias que abarcam o gênero textual/ discursivo videoanimação (Ferreira, Cardoso, Furtado, 2019; Ferreira, Villarta-Neder, 2017,2018); a Semiótica Social (Moran, 1995; Lima, 2015; Silveira, 2019); e a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen, 2006; Novellino, 2007; Silva, 2017; Brito e Pimenta, 2009) entre outros autores. Além da pesquisa teórica, o presente trabalho apresenta um corpus de análise da videoanimação Snack attack em busca de uma reflexão sobre a eficiência das metafunçoes da Gramática do Design visual para a leitura de textos em movimentos. A partir do trabalho realizado foi possível evidenciar que analisar as videoanimações à luz da GDV pode fornecer subsídios para uma percepção mais atenta dos diferentes recursos e processos que integram a produção fílmica.