“Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...”:
análise dialético-dialógica do tom/da entonação da equipe autoral de um fanfilme de
Star Wars
Círculo de Bakhtin; Gêneros do discurso; Enunciado; Verbivocovisualidade;
Fanfilme.
O objetivo precípuo da presente pesquisa é fazer uma análise dialético-dialógica da constituição
verbivocovisual do fanfilme “Hoshino - Star Wars Fan Film” (VITALE; CARRASCO, 2016), a
fim de perceber, por meio das escolhas feitas pela equipe autoral, a entonação ou o tom
emotivo-volitivo que revela o projeto de sentido dos produtores desse enunciado. Tal objetivo
principal se divide em três objetivos específicos: 1) discorrer acerca dos conceitos de gênero do
discurso e de enunciado a partir do viés teórico do Círculo de Bakhtin e, por meio desses
conceitos, sobre o campo de atividade humana em que o fanfilme tem vida (o fandom), o qual
define as características composicionais, temáticas e estilísticas desse enunciado; 2) abordar o
conceito de tom ou entonação para a teoria bakhtiniana; e 3) propor um diálogo entre as
concepções do Círculo e o conceito de verbivocovisualidade, a fim de ter subsídios teóricos e
metodológicos para a análise do corpus. Nesse sentido, a presente análise se justifica não só em
virtude da relevância que os estudos sobre a verbivocovisualidade têm assumido nas pesquisas
do campo bakhtiniano, mas, também, pela importância de análises que assumem o viés
metodológico dialético-dialógico e que têm como objeto gêneros discursivos em ampla
produção, circulação e recepção na atualidade, mormente os que se inserem nos contextos
digitais e tecnológicos, como os fanfilmes. O embasamento teórico principal se concentra na
obra dos estudiosos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016 [1979]; 2017 [1979];
VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; 2019 [1930]; MEDVIÉDEV, 2016 [1928]), com ênfase nos
conceitos de gêneros do discurso, enunciado, entonação/tom emotivo-volitivo e signo, bem
como nas postulações sobre a verbivocovisualidade (PAULA, 2014b; 2017; PAULA; SERNI,
estudos de Jenkins (2015) sobre a Cultura da Convergência e da Participação, de Canclini
(2008) sobre as Culturas Híbridas, de Lévy (2008) sobre a Cibercultura e de Adorno e
Horkheimer (2002) sobre a Indústria Cultural, além das sistematizações dos estudiosos da
Escola de Tártu-Moscou acerca da Semiótica da Cultura (conforme MACHADO, 2003;
VÓLKOVA AMÉRICO, 2012; 2014) e das teorias que têm como temática a análise de imagem
e do cinema (JOLY, 1994; AUMONT, 1993; 1995; XAVIER, 2005; STAM, 2013). A análise
dialético-dialógica do discurso (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013;
VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) é a metodologia utilizada na presente pesquisa. O
presente trabalho se divide em três partes: 1) estudo de abordagens teóricas e conceituais sobre
o fanfilme como gênero discursivo e enunciado, bem como acerca do tom/da entonação desse
enunciado; 2) investigações do conceito de verbivocovisualidade; 3) análise dialético-dialógica
da constituição verbivocovisual do fanfilme “Hoshino - Star Wars Fan Film” (VITALE;
CARRASCO, 2016). O presente trabalho pode contribuir com as pesquisas de estudiosos
contemporâneos que se debruçam sobre a temática da verbivocovisualidade a partir dos estudos
do Círculo de Bakhtin no que diz respeito à linguagem, aos sentidos e aos sujeitos, com ênfase
nas questões de entonação/tom que são suscitadas por meio dos enunciados, em diálogo com
teorias sobre cinema e imagem.