As condições de produção do discurso da feminilidade e da masculinidade: sujeitos e sentidos encenados
Análise do Discurso. Discurso da Feminilidade. Discurso da Masculinidade.
O presente trabalho tem como objetivo analisar os sentidos produzidos a partir dos discursos da masculinidade e da feminilidade da atualidade. Para tanto, recuperamos a historicidade a partir da categoria das condições sócio-históricas de produção do discurso, a fim de compreender como tais posicionamentos se constituíram. Como a feminilidade e a masculinidade são posicionamentos que se delimitam mutuamente, optamos por analisar essas duas formações em paralelo, a fim de perceber quais relações de sentido podemos estabelecer entre esses discursos. A partir dessa problemática, foi constituído um corpus que fosse capaz de possibilitar a elucidação de tais questões. Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por postagens de fan pages da rede social Instagram que abordam temáticas ligadas à masculinidade e feminilidade. Para responder aos objetivos da pesquisa, estabeleceram-se as categorias de análise de condição de produção (COURTINE, 2014), (ORLANDI, 2015), cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2015), e por fim, sujeito e posicionamento (ORLANDI, 2015), (MAINGUENEAU. 2015). Também foi realizada uma revisão teórica a respeito da historicidade dos discursos analisados, amparados especialmente por Priore (2005) e Oliveira (2004), e uma contextualização do discurso midiático das redes sociais, na qual o corpus está inserido. Como resultados parciais, percebemos que os sujeitos da feminilidade e da masculinidade emergem das cenografias discursivas. Tais cenografias são provenientes de cenas validadas pela historicidade dos discursos. Portanto, essas cenografias atualizam os sujeitos a partir de cenas que validam o discurso.