Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 10/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: qualificação será realizada remotamente
TÍTULO:

 

 

 

AQUISIÇÃO DAS LÍQUIDAS POR CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Aquisição da Linguagem; Fala Atípica; Síndrome de Down; Consoantes Líquidas.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem por finalidade estudar a aquisição da fala de uma criança com Síndrome de Down em um estudo longitudinal, buscando-se investigar suas produções orais. Objetiva-se também observar e descrever a aquisição de sua fala, observando características individuais de desenvolvimento linguístico da criança com SD, levando em consideração essa própria forma de aquisição (SLOBIN, 2015). O enfoque da pesquisa é o estudo da aquisição das consoantes líquidas (/l, R, ʎ e ɾ/) na posição de onset simples e nos encontros consonantais tautossilábicos do português brasileiro. Segundo Lamprecht (2004), as consoantes líquidas são os últimos sons a serem adquiridos e devido à sua complexidade, a criança busca utilizar estratégias de reparo com o intuito de atingir a língua-alvo, ou seja, do adulto. Sabendo da complexidade de sua aquisição por crianças de fala típica, foi observado por meio desse estudo de caso, a aquisição dessa classe de sons por uma criança de fala atípica (SD). Este estudo tem por fundamentação teórica Modelos Baseados no Uso (BYBEE, 2010): a Fonologia de Uso (BYBEE, 2001) que defende que a aquisição da linguagem emerge do uso e da experiência do falante com a língua; a Teoria de Exemplares (Pierrehumbert, 2001, 2003) que defende a multirrepresentacionalidade na estocagem da memória do falante e os Sistemas Adaptativos Complexos – SAC’s (MILTON; PAIVA, 2011) que defende,  a dinamicidade e a auto-organização. Ao longo da pesquisa, foram realizadas gravações periódicas com a criança e anotações de sua fala, com o envolvimento de membros da família em situações do dia a dia, de forma espontânea, sempre buscando resguardar a criança participante da pesquisa. A criança, desde muito cedo, recebe estímulos para o seu desenvolvimento em geral com fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros atendimentos. Frequenta escola regular desde os 2 anos de idade. É importante ressaltar também que, a partir de 1 ano, a informante começou a usar a Placa Palatina de Rodolfo Castillo-Morales, com o intuito de alcançar benefícios para o seu desenvolvimento da fala.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Ana Paula Huback - UC (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Membro)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Suplente)
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 10:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/04/2024 09:36