A PRODUÇÃO DO DISCURSO DA PSICANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE EM TEMPOS DE CONSUMO
Análise do discurso; discurso da psicanálise; discurso do consumo
O presente projeto de pesquisa aborda como objeto de análise a produção do discurso da psicanálise na contemporaneidade em tempos de consumo. Tendo como objetivo geral analisar a partir das condições sócio- histórica de produção como se constitui o sujeito no interior do discurso psicanalítico e como objetivos específicos: reconstruir o discurso da psicanálise em diferentes épocas históricas; analisar os efeitos do discurso consumo nos discurso da psicanálise. Busca-se fazer esta analise através de estratégias lingüístico-discursivas dos posicionamentos desses sujeitos e os possíveis efeitos de sentido decorrentes. A Análise do Discurso- AD será o aparato teórico e analítico do projeto através dos conceitos de interdiscurso, condições de produção e sujeito, como possibilidade de levantar formas de representação do discurso do consumo e do discurso psicanalítico, através de um corpus que represente marcadores em diferentes épocas da psicanálise a partir do percurso sócio histórico e discursivo e o lugar de sujeito no interior desses processos, os autores de referências dessa pesquisa são Dominique Maingueneau, Jean Jacques Courtine, Eni Orlandi e Erving Goffman. Como resultado preliminar desta analise piloto, podemos analisar que no interior do discurso da psicanálise, a historização é um fator que interfere diretamente nos deslizamentos dos sentidos assumidos pelos sujeitos. O discurso da psicanálise é um discurso que tem em sua função basilar o interesse pela condição humana, conforme os conflitos históricos se reorganizam, e surgem ―novos‖ conflitos ideológicos, como a filiação no discurso do consumo. O discurso da psicanálise se aglutina, criando assim deslizamentos que são respostas a efeitos sociais de um dado momento histórico, talvez ai esteja à vitalidade do discurso da psicanálise que consegue estar em evidencia por tantos periodos históricos.