Banca de DEFESA: AVELINO VAZ

DATA: 11/02/2021
LOCAL: Defesa será realizada virtualmente devido a pandemia da COVID19

IDENTIDADE DOCENTE NO RELATO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DA GUINÉ-BISSAU

Identidade docente; professores de português; Português; Guiné-Bissau.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Nas últimas quatro décadas, o tema de identidade docente tem intrigado pesquisadores iniciantes e experientes de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes países, sendo considerado como condição central para o aprimoramento dos programas e cursos de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa observação, buscamos com esta pesquisa compreender como os professores de português, em exercício da profissão no ensino secundário e superior da Guiné-Bissau, concebem a sua identidade docente e atribuem significados às suas experiências formadoras. A investigação foi desenvolvida à luz da teoria de narrativas (auto)biográficas e formação de professores, da teoria decolonial e do modelo de descrição e análise da Linguística Sistémico-Funcional de Michael A. K. Halliday e coparticipantes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, que envolveu a revisão da literatura científica publicada nos últimos dez anos sobre o assunto. A metodologia incluiu também a coleta, análise e interpretação do corpus coletado por meio do emprego de questionários a um grupo de cinco professores de português de instituições escolares de Bissau e o exame linguístico para referendar a interpretação teórica dos dados. A análise do corpus desenvolvida mostrou que os sujeitos pesquisados associam a identidade de professor da língua portuguesa a imagem da figura mais importante para o acesso à Ciência, e cujo êxito do seu trabalho procede o êxito do trabalho de professores das demais Disciplinas escolares e, por conseguinte, o sucesso da educação escolar. Isso, dada a centralidade dessa língua no ensino guineense e em todas as esferas da Ciência, o que também reflete a hegemonia político-legal do português no país. Os sujeitos pesquisados tendem a atribuir significados às suas experiências formadoras com base nas suas vivências e experiências do período da formação teórica, experiências dos primeiros anos de exercício docente e com base nas experiências de suas participações em eventos de formação permanente, dado os impactos que esses momentos deixaram em sua vida pessoal e profissional.

Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Suplente)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - Vicente Aguimar Parreiras - CEFET/MG (Membro)