Uma análise das metafunções da Gramática do Design Visual: possibilidades para a leitura de textos em movimento
Gênero textual/discursivo. Videoanimação. Gramática do Design Visual. Semiótica Social.
Recorrentemente, as imagens têm assumido posição de destaque na ciência linguística, visto que congregam diferentes recursos multissemióticos que integram a textualização das produções textuais e que são decisivos para o processo de produção de sentidos. Nesse seguimento, diante da nova configuração textual, a intensificação de circulação dos textos multissemióticos na sociedade da informação exige do sujeito letrado novas habilidades interpretativas básicas para atender as necessidades da vida diária, como as que são exigidas pelos locais de trabalho e do mundo contemporâneo. Diante do exposto, a Gramática do Design Visual, (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]) revela-se como uma proposta teórica que possibilita a análise de recursos semióticos na textualização de textos multissemióticos. Com vistas a problematizar os processos de leitura de textos multissemióticos, este trabalho elege como objeto de estudo o processo de textualização do gênero multissemiótico videoanimação. Nessa direção, a questão que norteia essa pesquisa é: De que modo as metafunções propostas pela Gramática do Design Visual podem contribuir para a compreensão do processo de produção dos sentidos na leitura de videoanimações? Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar por meio da análise da videoanimação Snack attack as contribuições das diferentes linguagens para a produção de sentido, a partir das metafunções representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual, proposta por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]). Para a realização da pesquisa proposta empreendeu-se um estudo teórico acerca de teorias que abarcam o gênero textual/ discursivo videoanimação (Ferreira, Cardoso, Furtado, 2019; Ferreira, Villarta-Neder, 2017,2018); a Semiótica Social (Moran, 1995; Lima, 2015; Silveira, 2019); e a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (2006 [1996]); Novellino, 2007; Silva, 2017; Brito e Pimenta, 2009) entre outros autores. Além da pesquisa teórica, o presente trabalho apresenta um corpus de análise da videoanimação Snack attack em busca de uma reflexão sobre os processos de sentido. Espera-se que as discussões decorrentes deste trabalho possam favorecer avanços para novas pesquisas sobre os textos multissemióticos em movimento.