Notícias

Banca de DEFESA: POLLYANNA REIS DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANNA REIS DIAS
DATA: 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa será realizada virtualmente devido a pandemia da COVID19
TÍTULO:

 

Título do trabalho: "Entre fatos e ficção na narrativa de vida de ex-presas políticas durante a ditadura: a construção de Miriam Leitão e Dilma Rousseff em biografias”


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Biografia, ficção, memória.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

 

Esta dissertação se dedica a investigar em que medida a biografia como texto criativo e texto ancorado em fatos verificáveis na vida real pode propor a recuperação da memória de um tempo que não pode ser esquecido no Brasil: o obscuro passado da ditadura militar. A biografia é uma forma de apropriação do testemunho de ex-presos políticos; de outro, vamos discutir como essa apropriação via biografia tende também à ficcionalização desses fatos e da memória. As naturezas do biográfico e do literário foram estudadas a partir das obras Em nome dos pais e A vida quer é coragem, fomentando discussões sobre a relação entre o real e a ficção; o conceito de ficção pensado na perspectiva do gênero biográfico; a recepção do texto biográfico para além de uma leitura aderente ao real e as contribuições e os limites do texto biográfico como matéria documental de testemunho. Baseado na concepção de que “a biografia é um verdadeiro romance”, como afirma François Dosse (2015), o trabalho retoma a reflexão sobre o campo literário e sua natureza ficcional, discutido por vários autores, de correntes teóricas diversas, que se dedicaram a compreender a natureza específica da linguagem literária e os limites entre a literatura e outros gêneros textuais. Desse modo, tenta-se pensar em que medida a imaginação e a transgressão do real estão implicados num gênero que tem como base fatos verificáveis no real, o biográfico, e em que medida esse gênero funciona como lugar de uma memória necessita ser preservada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANDREA PORTOLOMEOS (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Suplente)
Externo ao Programa - DENIS LEANDRO FRANCISCO - DEL/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - ELIANA DA CONCEIÇÃO TOLENTINO - UFSJ (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/02/2021 22:53
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 24/04/2024 19:52