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Banca de DEFESA: LUANA NAYARA PENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA NAYARA PENA
DATA: 16/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS DISCURSOS DAS FEMINILIDADES: SUJEITOS E SENTIDOS ENCENADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso da Feminilidade. Condições Sócio-históricas de Produção. Cenografia.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho investiga sobre as condições de produção dos discursos das feminilidades e os efeitos de sentidos produzidos a partir deles. A pesquisa insere-se nos estudos da Análise do Discurso (AD), e no âmbito do Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD-UFLA). A partir dos estudos feministas e de gênero, as feminilidades se tornaram um tema de relevância social e acadêmica. Visto o caráter multidisciplinar da Análise do Discurso, busca-se articular os saberes de outras áreas para que funcionem a serviço da AD. Assim, o corpus da pesquisa é constituído por postagens de fan pages do Instagram que tem como temática a feminilidade. O corpus foi separado em três tipos a partir dos seus posicionamentos em relação às condições de produção, sendo eles, a feminilidade enfatizada, a feminilidade idealizada e a feminilidade resistente. As cenas de enunciação, em especial a cenografia e as condições de produção sócio-históricas foram as categorias de análise usadas para compreender os discursos das feminilidades. Além disso, também abordamos a questão do sujeito discursivo e como ele é constituído e encenado, a partir dos estudos de Orlandi (2015), Maingueneau (2015), e Goffman (1995). As cenas de enunciação, categoria desenvolvida por Maingueneau (2015), possibilitam pensar na dimensão da enunciação e dos papéis que os coenunciadores assumem no discurso. A cenografia ainda compreende a encenação do dizer e as cenas mobilizadas para validar o discurso. As condições de produção, trabalhadas a partir de Courtine (2014) e Orlandi (2015), assumem centralidade no trabalho, pois elas são pensadas a partir do seu potencial de encapsulamento dos sujeitos e dos sentidos. Dessa forma, foi feita uma recuperação histórica das condições de produção das feminilidades, a partir, principalmente, dos trabalhos de Priore (2005) e Wolf (2019). Os resultados da pesquisa apontam para a complexidade do sujeito da feminilidade, revelando múltiplas identidades possíveis na contemporaneidade. Além disso, percebe-se a disputa de sentidos das feminilidades, que se colocam no limite entre a memória e a reformulação do discurso e das identidades, destacando a relação interdiscursiva que se estabelece nesses discursos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO (Membro)
Interno - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - LUCIANA SOARES DA SILVA (Membro)
Externo à Instituição - ROSÂNGELA APARECIDA RIBEIRO CARREIRA - UFG (Membro)
Externo à Instituição - RAMON SILVA CHAVES - PUC - SP (Suplente)
Externo à Instituição - ELIANE GONÇALVES DA COSTA - UNILAB (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/03/2021 09:32
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