A PRODUÇÃO DO DISCURSO DA PSICANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE EM TEMPOS DE CONSUMO
Análise do discurso; discurso da psicanálise; discurso do consumismo
Esta pesquisa buscou analisar a produção do discurso da psicanálise em tempos de consumo. Tendo como objetivo geral a análise dos possíveis efeitos de sentidos entre o discurso da psicanálise e o discurso do consumismo através das categorias de condições de produção do discurso e a constituição do sujeito no interior do discurso psicanalítico em diferentes momentos históricos. Buscou-se fazer esta análise através de estratégias linguístico-discursivas dos posicionamentos desses sujeitos e os possíveis efeitos de sentido decorrentes. A Análise do Discurso é o aparato teórico e analítico do projeto, por meio dos conceitos de interdiscurso, condições de produção do discurso e sujeito. Assim, levantamos as formas de representação do discurso do consumismo e do discurso da psicanálise e também o lugar do sujeito no interior desses processos em um corpus que represente marcadores de diferentes épocas da psicanálise em um percurso sócio-histórico. Sendo o corpus os prefácios das obras: Estudos sobre a histeria (1895-1990), de autoria de Sigmund Freud e Josef Breuer, que servirá de contraste e contraponto a análise do prefácio da obra: O mal, o bem e mais além (2006), de Flávio Gikovate. Os autores que referenciam essa pesquisa são Dominique Maingueneau, Jean Jacques Courtine, Eni Orlandi e Erving Goffman. Como conclusão desta análise, compreendemos que no interior do discurso da psicanálise a historização e as filiações dos sujeitos às formações ideológicas são um fator que interfere diretamente nos deslizamentos dos sentidos do discurso da psicanálise, de um descurso próximo ao discurso científico para o discurso do consumismo, deslizamentos que integram as CP do discurso e que são respostas a efeitos sociais de um dado momento histórico.