Banca de DEFESA: MARCIANO RENATO RIBEIRO

DISCENTE: MARCIANO RENATO RIBEIRO
DATA: 01/04/2021
LOCAL: On line - via google meet

A representação escrita do fonema /s/ na aprendizagem da ortografia

Aprendizagem da ortografia. Fonema /s/. Fonologia de uso.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Esta dissertação tem como objetivo investigar, com vistas a compreender parte do processo de aquisição da escrita, o seguinte fenômeno: a representação gráfica do fonema /s/ por alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental- EF.  Realiza-se aqui uma discussão sobre a alfabetização, o processo de aquisição da escrita infantil e o sistema de escrita alfabético, considerando a interferência das práticas do uso linguístico oral na escrita, nas variações ou desvios ortográficos (FERREIRO E TEBEROSKY, 1985; ALVARENGA et al., 1989; ABAURRE, 1999; CAGLIARI, 2009; LEMLE, 1994; OLIVEIRA, 2005; MIRANDA; CAGLIARI, 2009; MORAIS, 2012; SOARES, 2016).  Este estudo tem como suporte teórico o Modelo Baseado no Uso, segundo o qual a experiência de uso da língua é fundamental para a organização da informação linguística na mente humana (BYBEE, 2001; FERRARI, 2011). Nessa teoria, a questão da frequência é central, pois quanto mais frequente é um item lexical ou um padrão linguístico, mais forte será a sua representação mental, bem como mais fácil será o acesso. Para proceder ao presente estudo, realizou-se uma coleta de dados de produção escrita por alunos do 3o, 4o e 5o anos do EF, em fase de consolidação da alfabetização, de uma escola pública, do Município de Bom Sucesso (MG). Os procedimentos metodológicos basearam-se em Rocha et al. (2010). Os resultados deste trabalho indicam que o conhecimento linguístico é baseado no uso, na experiência e que, além disso, o fator frequência de ocorrência é relevante para o aprendizado da criança que se encontra no processo de aquisição ortográfica quanto ao fenômeno linguístico investigado neste estudo.

Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Membro)
Externo ao Programa - TUFI NEDER NETO - DEL/FAELCH (Suplente)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Externo à Instituição - Ana Paula Huback - UC (Membro)