Paradoxos Do Estranho: O Fascínio Pelo Grotesco Em Demônios E A Causa Secreta
Sublime; Grotesco; Medo; Fantástico
A transgressão aos ideais de beleza artística levou à criação de uma nova estética denominada grotesca, cuja forma produziu o medo e o desconforto. Transportada para a arte literária, o Grotesco foi responsável pela formulação das literaturas de medo, muitas vezes caraterizadas como horror ou terror. Neste trabalho, abordamos o gênero literário de horror, a partir dos contos Demônios, de Aluísio Azevedo e A Causa Secreta, de Machado de Assis. Nesse sentido, assumimos como objetivo principal identificar como o medo se configura nos contos supracitados a partir de sua dimensão sócio-histórica e, como objetivos específicos, investigar como se apresenta a forma estética do Grotesco nos contos levando em consideração o momento histórico-cultural a partir de seu contexto de produção e, comparar como isso impacta os sentidos produzidos em cada um dos contos. Para tanto, mobilizaremos os conceitos de Grotesco, a partir de Kayser e Hugo, Sublime e Deleite a partir de Burke, Fantástico, em Todorov, e Terror e Horror a partir de King e Lovecraft. O procedimento tratará de aplicar tais conceitos em fragmentos dos contos, tendo em vista o processo de construção de sentidos e de representação do medo neles presentes, considerando os aspectos sociais que essas representações artísticas de medo envolvem, posto compreendermos a arte literária como importante elemento de análise social.