COESÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DA COESÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Coesão Referencial. Avaliação seriada. Textos de Opinião
Este trabalho elege o tema sobre Coesão Textual e tem como objetivo analisar os mecanismos empregados por alunos do Ensino Médio para estabelecer a Coesão Referencial em textos de opinião. Os dados a serem analisados fazem parte de um corpus de pesquisa referente às produções textuais do ano de 2019, do processo seletivo de avaliação seriada PAS/UFLA. A abordagem metodológica que norteará o referido estudo está alicerçada na pesquisa de base qualitativa. A relevância desta pesquisa justifica-se, principalmente, pelo fato de, a partir da socialização dos resultados, possibilitará contribuir com a sociedade, seja pela produção de novos conhecimentos, seja pelo fato de envolver os principais agentes do processo educativo nesse processo de socialização. Além disso, como o foco está relacionado à Educação básica, os resultados da pesquisa poderão contribuir para a melhoria no processo ensino-aprendizagem da língua. Espera-se com essa pesquisa ampliar os conhecimentos teóricos com relação à Coesão Textual e contribuir com as discussões sobre o uso das estratégias linguísticas de coesão textual, utilizadas por alunos do ensino médio, em textos de opinião.