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Banca de DEFESA: JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 10/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 

 

 

AQUISIÇÃO DAS LÍQUIDAS POR CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Aquisição da Linguagem; Fala Atípica; Síndrome de Down; Consoantes Líquidas.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem por finalidade estudar a aquisição da fala de uma criança com síndrome de Down em um estudo longitudinal, buscando-se investigar suas produções orais. Objetiva-se também descrever a aquisição de sua fala, observando características individuais do desenvolvimento linguístico, levando em consideração essa própria forma de aquisição (SLOBIN, 2015). O enfoque da pesquisa é o estudo da aquisição das consoantes líquidas (/l, R, ʎ e ɾ/) na posição de onset simples e nos encontros consonantais tautossilábicos do português brasileiro. Segundo Lamprecht (2004), as consoantes líquidas são os últimos sons a serem adquiridos e, devido à sua complexidade, a criança busca utilizar estratégias de reparo com o intuito de atingir a língua-alvo, ou seja, a do adulto. Sabendo da complexidade de sua aquisição por crianças de fala típica, foi observado por meio desse estudo de caso longitudinal, a aquisição dessa classe de sons por uma criança de fala atípica (SD). Esse estudo tem por fundamentação teória a Teoria de Exemplares e os Sistemas Adaptativos Complexos (SAC’s). A Teoria de Exemplares é um modelo baseado no uso e multirrepresentacional que defende que o falante estoca em sua mente múltiplos exemplares para o mesmo item linguístico, sendo a palavra o objeto de análise (PIERREHUMBERT, 2001). Os SAC’s defendem que a linguagem é um sistema adaptativo complexo, variável e não linear. Esse modelo dinâmico trata do desenvolvimento infantil de forma geral, porém, pode ser acomodado ao desenvolvimento linguístico infantil. Apontam também para a relevância do estudo longitudinal que permite observar e refletir sobre os avanços e regressões durante o período aquisicional (MILTON; PAIVA, 2011; OLIVEIRA, 2016). É na retroalimentação positiva que esse percurso apresenta momentos de descontinuidades, modificando o estado inicial gerando um desequilíbrio que será recuperado ao longo do percurso, alcançando a estabilização através da retroalimentação negativa em busca da auto-organização (MILTON; PAIVA, 2011; OLIVEIRA, 2016). O modelo de exemplares e o modelo dinâmico possuem pontos em comum como a importância do papel da frequência na organização da língua e a gramática emerge do uso e a não-linearidade, e que a experiência além de afetar a produção, afeta a percepção e o armazenamento dos itens fonológicos. Ao longo da pesquisa, foram realizadas gravações periódicas com a criança e anotações de sua fala, com o envolvimento de membros da família em situações do dia a dia, de forma espontânea, com o intuito de não interferir nas atividades da criança. Observou-se nos dados da informante que a aquisição fonológica se dá de forma complexa e variável e que cada indivíduo utiliza diferentes estratégias para alcançar a mesma estrutura lexical, conforme postula a Teoria de Exemplares. Verificou-se também, a importância do estudo longitudinal para se compreender a variabilidade e a dinamicidade da aquisição fonológica, sendo possível fazer reflexões e levantar hipóteses a partir dos momentos de avanços e regressões, continuidades e descontinuidades presentes nesse percurso na busca do alvo adulto (auto-organização).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - VALTER PEREIRA ROMANO (Suplente)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Interno - MARCIA FONSECA DE AMORIM (Membro)
Externo à Instituição - DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - Ana Paula Huback - UC (Suplente)
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 12:48
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