Linguagem online: multimodalidade, funcionalismo e translinguagem no gênero digital hashtag
Linguagem online, Letramento digital, Multimodalidade, Translinguagem, funcionalismo.
A sociedade sofreu fortes transformações com o surgimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) baseadas em uma proposta de ofertar a possibilidade de fornecer uma linguagem com características digitais rápida e eficiente, capaz de conectar as pessoas ao redor do mundo por meio da internet de forma quase instantânea, considerando os meios assíncronos e síncronos. Nesse sentido, este trabalho ocupa-se da investigação sobre o uso de textos multimodais presentes na linguagem online, mais especificamente os hashtags que circulam na rede social digital Facebook. Tendo em vista a importância de uma análise e descrição linguística dos textos que transitam dentro do ambiente online, para melhor compreensão da produção e da leitura que os usuários realizam dentro desse espaço digital. O objetivo geral deste trabalho é realizar a análise e a descrição linguística dos textos que transitam dentro e entre os ambientes online e offline, mais especificamente o gênero digital hashtag. Seguem-se ao objetivo geral mais três objetivos específicos: i) apresentar conceitos linguísticos que envolvem a linguagem online por meio de literaturas disponíveis; ii) compreender como as práticas translíngues se manifestam da linguagem offline para linguagem online em hashtags nas redes sociais; iii) descrever os aspectos linguísticos presentes em hashtags nas redes sociais com o auxilio da teoria linguística funcionalista. Para a consecução dos objetivos propostos, primeiro será realizada uma investigação de cunho teórico que contemple questões ligadas às TDICS e à linguagem online, ao letramento digital e à multimodalidade, às práticas translinguês e a translinguagem, e à teoria funcionalistapara que então possamos realizar a análise e a descrição das hashtags selecionadas. Na construção do quadro teórico são utilizados os trabalhos de Barton e Lee (2015) ; Canagarajah (2013), Garcia (2014, 2017) e Wei (2017); Kress (2010), Rojo e Moura (2012), Street (2014), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Ribeiro (2008, 2018); Givon (1995), Furtado da Cunha (2008), e Neves (2001, 2006); dentre outros. Os resultados parciais apontam para a importância de se desenvolver estudos linguísticos nos ciberespaços, pois esses se constituem como espaços de reflexão sobre linguagem e comunicação. Afinal, o cotidiano das pessoas é cada vez mais mediado pela linguagem online, o que faz com que conceitos linguísticos básicos mudem de significado e/ou novos conceitos apareçam.