O FENÔMENO DA REFERENCIAÇÃO NAS TIRAS DE ARMANDINHO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS ANÁFORAS EM TEXTOS MULTIMODAIS
Palavras-chave: Referenciação. Linguística Funcional. Tiras. Multimodalidade. Gramática do Design Visual.
A presente dissertação pretende desenvolver uma investigação acerca dos fenômenos da referenciação linguística em tiras críticas e de humor do personagem Armandinho, do quadrinista brasileiro Alexandre Beck. Para tanto, empreendemos um estudo teórico que se versa em três abordagens principais: a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Semiótica. A Linguística Textual, neste trabalho, contribui por respaldar as análises transfrásticas, de modo a identificar e caracterizar os processos correferenciais e não correferenciais dos textos. A Linguística Funcional, por meio de uma abordagem que busca explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua, conduzirá as análises auxiliando a observar as condições em que se verifica a ocorrência dos fenômenos referenciais. Por sua vez, utilizamos a Semiótica a partir da Gramática do Design Visual, ferramenta teórico-metodológica que apresenta uma perspectiva para a análise das imagens e demais recursos multissemióticos. Nesse sentido, a referenciação é uma atividade discursiva que consiste na construção e reconstrução de objetos-de-discurso caracterizada pela retomada de elementos. Considerando que as tiras se constituem como textos multimodais que possuem um caráter dinâmico e que favorecem e refletem finalidades discursivas e sociais a partir de temas diversos, procuramos investigar a referenciação observando os processos de sequência referencial, dando ênfase à orquestração verbo-visual constitutiva e inerente às tiras. O objetivo da dissertação, portanto, é averiguar a ocorrência desses fenômenos para identificar como eles se constituem como articuladores da coesão textual e a sua contribuição para a construção de sentidos das tiras. Para o referencial teórico, pautamo-nos em autores como Cunha (2008; 2015), Marcuschi (2001; 2002; 2006; 2008), Neves (2006; 2018), Koch (2005; 2015), Cope e Kalantzis (2006; 2013), Kress e Van Leeuwen (2006), Mondada (2005), Jewitt; Bezemer; O’halloran (2016), Ramos (2007; 2009; 2013; 2017), entre outros. A partir do estudo e das análises empreendidas, foi possível observar que os fenômenos referenciais presentes nas tiras, que se dão primordialmente por meio de anáforas, acontecem por meio da junção texto verbal e imagem, o que sinaliza para a importância cada vez mais crescente da multimodalidade dentro dos estudos linguísticos. Além disso, mostrou-se evidente que os processos de referenciação acontecem para além do linguístico, pois, para a efetiva retomada e inserção de novos referentes no texto, necessita-se a ativação de processos e ações de ordem cognitiva e socio-histórico-cultural do leitor, sendo esses fatores indispensáveis para a compreensão global das tiras e das finalidades humorísticas e críticas propostas pelo autor.