A AMBIVALÊNCIA GÓTICO-GROTESCA E OS ROMÂNTICOS DEMÔNIOS DE ALUÍSIO AZEVEDO
grotesco, gótico, naturalismo. Aluísio Azevedo
O conto Demônios de Aluísio Azevedo destoa da maior parte de sua obra por envolver elementos que não são caros à estética naturalista da qual o autor era adepto. Observa-se que a literatura do fim do século XIX sofreu forte influência de aspectos românticos, em especial, de sua faceta sombria: o gótico (MELLO, 2018; SENA, 2017a). Sendo a estética gótica utilizada, aqui, em um contexto no qual era rejeitada, a definimos como uma estética transgressora e, portanto, grotesca ao levarmos em consideração a definição desse último termo por autores como Kayser, Hugo, Harpham, e Sodré & Paiva. O conceito de gótico foi trabalhado a partir de Botting, Kilgour e Punter, assim como tratamos de elementos naturalistas a partir da perspectiva de Baguley. A partir disso, buscamos descobrir como Aluísio Azevedo trabalhou com essa estética híbrida que utiliza de elementos naturalistas e góticos grotescos no conto supracitado. Estabelecemos como objetivo principal compreender a configuração da estética híbrida utilizada em Demônios, e como objetivos específicos, identificar elementos convergentes entre o gótico, o grotesco e o naturalismo, e analisar fragmentos da obra na perspectiva da estética híbrida. Levamos também em consideração que a versão original da obra foi publicada em 1891, às vésperas da primeira eleição presidencial da então nova república brasileira. Assim, partimos do pressuposto que tal estética foi utilizada a fins de metaforizar um desconforto social presente no contexto de produção do conto. Ainda que utilizemos da versão de 1893 do conto, a proposta inicial não se altera ao considerarmos que apenas um breve trecho foi suprimido em relação à primeira versão. Entre os resultados, foi possível confirmar a utilização de uma estética híbrida em Demônios, sendo que o autor mescla elementos naturalistas e góticos grotescos para criar um sentimento negativo e desconfortante. Elementos da trama também sugerem uma antecipação de eventuais mudanças no país que poderiam ser positiv(ist)as ou negativas, sendo que Aluísio trabalha com essa dupla possibilidades, inclusive, ao final do conto.