Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZAN KELLY RODRIGUES BRILHANTE DE OLIVEIRA

DISCENTE: SUZAN KELLY RODRIGUES BRILHANTE DE OLIVEIRA
DATA: 20/07/2022
LOCAL: Lavras (Via GoogleMeet)

O engajamento em dissertações de mestrado: uma abordagem Sistêmico-Funcional

Avaliatividade. Engajamento. Dissertações.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

A escrita acadêmica se constitui como um espaço de negociação e de construção de posicionamentos, no qual os estudantes irão recorrer a autores relacionados com o tema em questão e realizar uma interlocução com esses autores marcando seus posicionamentos e concordância ou não com os trabalhos citados. A função de autor/escritor, portanto, é assumir, em uma perspectiva dialógica, uma posição de responsabilidade em relação ao outro, que se desenvolve em um espaço permeado por outras vozes que se conectam. Mas, essa atividade posicional nem sempre acontece nas produções textuais acadêmicas, pois, devido a algumas convenções linguísticas próprias do discurso científico e de formas estabelecidas para a escrita acadêmica, há um afastamento do autor/escritor do próprio texto que, de certa forma, promove uma posição de neutralidade. Diante desses problemas, a produção textual dos alunos resulta em textos que não passam de colagens de citações, sem uma posição autoral de julgamento, aderência ou até mesmo rejeição às ideias do outro. À vista disso, esta dissertação investiga sobre a construção de manifestações de Engajamento em textos de dissertação de mestrado com uma abordagem Sistêmico-Funcional sob a Teoria da Avaliatividade, sendo norteada pelas seguintes questões: de que forma a voz do pesquisador aparece nos textos de dissertação, especificamente na discussão de dados e/ou nas considerações finais? E quais são as formas de engajamento presentes no discurso dos mestrandos em Letras na seção discussão de dados e/ou considerações finais? Dessa forma, o objetivo geral é analisar como a voz do pesquisador aparece nos textos de dissertação, especificamente, na discussão de dados e/ou nas considerações finais, sob a perspectiva sistêmica-funcional, especificamente à luz da teoria da Avaliatividade. E os específicos são: (a) analisar produções textuais, especificamente, dissertações de mestrado no que se refere ao posicionamento do pesquisador; (b) discutir as características do discurso dos mestrandos em Letras na seção discussão de dados e/ou considerações finais e as formas de engajamento encontradas e; (c) sugerir formas linguísticas de engajamento com o discurso acadêmico. Para a consecução dos objetivos propostos, o método de abordagem desta pesquisa, se fez quali-quanti, uma vez que, foram utilizados métodos de coleta de dados tanto de caráter quantitativo, quanto de caráter qualitativo de modo a atender a problemática pesquisada.  Foram analisadas 2 (duas) dissertações de mestrado da área de Linguística Aplicada, especificamente nas seções da discussão de dados e considerações finais com o intuito de obter dados sobre a forma com que os pesquisadores/escritores se relacionam com as vozes presentes no texto e como eles se posicionam em relação a sua própria produção. Essa análise foi realizada mediante ao Sistema de Avaliatividade e o subsistema de Engajamento.

Externo ao Programa - ALINE BARRETO COSTA BRAGA - DEL/FAELCH (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA GIACOMETTI PARIS - DEL/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA OTÍLIA GUIMARÃES NININ - UNIP (Suplente)