O HUMOR NA/E A LÍNGUA: ANÁLISE DE MECANISMOS LINGUÍSTICOS, SEMIÓTICOS E DISCURSIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DO HUMOR NAS TIRINHAS DE ADÃO ITURRUSGARAI
Palavras-chave: Humor. Gênero tirinha. Adão Iturrusgarai. Linguística. Multissemiose.
Este trabalho tematiza o humor, juntamente com gênero tirinha e busca analisar os diferentes recursos linguísticos, semióticos e discursivos que contribuem para a produção do cômico. Visto que as tiras cômicas é um gênero que carrega em sua gênese a temática humorística, assim como pautado por Nepomuceno (2005), elegemos a seguinte problemática: quais os recursos linguísticos, semióticos e discursivos que contribuem para a produção do humor nas tiras de Adão Iturrusgarai? Diante deste questionamento, estabelecemos como objetivo de pesquisa analisar os recursos verbais e imagéticos empregados nas tiras de Adão Iturrusgarai que contribuem para a produção do efeito de humor, bem como relacionar esse sentido cômico aos estudos sociais acerca de como o campo humorístico é visto e estudado. Diante desses aspectos, como ponto de partida para a discussão dessa questão, apresentamos algumas teorias que abordam o humor dentro de aspectos filosóficos, sociológicos e psíquicos a partir dos estudos de autores como Freud (1905), Eagleton (2020), Bergson (1983), Magalhães (2008) com vistas a compreender o funcionamento social do humor. Posteriormente, realizamos uma discussão sobre configurações acerca da tirinha, um gênero multimodal que prioriza o hibridismo sígnico entre verbal e imagético. Para isso, partimos de aspectos teóricos de autores como Ramos (2007; 2013; 2009), Possenti (2019; 1998; 2003), Nepomuceno (2005), Cagnin (1975), Koch e Elias (2003), Vieira e Silvestre (2015), Nascimento, Bezerra e Heberle (2011), Vieira e Ferreira (2017), com o objetivo de apresentar um panorama sobre as características do gênero tirinha, tendo em vista questões verbais e visuais. A metodologia privilegiou uma abordagem analítico-descritiva de pesquisa, haja vista que analisamos 5 tirinhas de autoria do cartunista Adão Iturrusgarai que foram publicadas do jornal online “Folha de São Paulo”. A escolha privilegiando as tiras de Adão, se dá por termos apreço por suas publicações e por conseguirmos autorização do artista para a utilização de suas tiras para a construção do corpus. A partir das análises e descrição das tirinhas, conseguimos observar alguns aspectos: I) As tirinhas fazem parte hipergênero dos quadrinhos, assim como as charges e os cartuns; II) Apesar de fazerem parte de um hipergênero, as tirinhas são textos que passaram por diversas mudanças até o formato e nomenclatura que têm hoje e possuem especificidades que as caracterizam como únicas; III) Por ser um texto curto, cada recurso, seja ele verbal ou imagético, é dotado de grandes potencialidades significativas; os recursos visuais, como cores, expressões faciais, sinais gráficos e outros artifícios; IV) Nas análises feitas, notamos que os recursos linguísticos de ordem fonológica, textual, discursiva, denotativa e conotativa contribuem para que percebamos o humor nas tirinhas; V) E, por fim, conseguimos perceber que teoria da incongruência, principalmente no que tange os estudos de Veatch (1998), consegue responder o porquê do sentindo do humor em relação as 5 tirinhas analisadas. Portanto, além de verificarmos as potencialidades dos recursos semióticos verbais e imagéticos, percebemos que os aspectos da seara humorística também contribuem para a construção do gênero tirinha.