A POESIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO
Ensino de poesia; Livro Didático; BNCC
Esta pesquisa pretende desenvolver uma análise do tratamento dado à poesia no Livro Didático (LD) Se liga na língua: produção de texto e linguagem, da Editora Moderna, elaborado por Ormundo e Siniscalchi (2018), mais especificamente no que diz respeito ao 6º ano do Ensino Fundamental. Diante da necessidade da leitura de poesia em sala de aula para uma formação estética, emotiva e crítica do estudante, como considera a Base Nacional Comum Curricular (2017), buscamos investigar se o LD selecionado contribui para práticas assertivas relativas a essa formação. Pretendemos investigar em que medida as propostas do LD especificado favorecem ou entravam as potencialidades formadoras da poesia de acordo com a BNCC (2017), tendo como base contribuições da teoria literária no que diz respeito às especificidades da linguagem e da leitura literária. Investigaremos ainda as próprias orientações da BNCC enquanto documento norteador da elaboração de materiais didáticos no Brasil para verificar em que medida as propostas da Base para o ensino de poesia são suficientemente claras em suas orientações tanto para a elaboração do LD e quanto para a prática docente no Ensino Básico.