MEMÓRIA COMO ACONTECIMENTO: MUSEUS COMO ENTONAÇÕES NA CULTURA
Tom emotivo-volitivo. Acontecimento. Memória. Museu. Círculo de Bakhtin. Semiótica da Cultura.
O objetivo da presente dissertação de mestrado é propor uma reflexão teórico-epistemológica sobre um museu virtual que abriga depoimentos e narrativas dos próprios sujeitos históricos, enquanto acontecimentos de memória. A partir deste objetivo geral, tomando como base o referencial teórico bakhtiniano em diálogo com o referencial Lotmaniano, os objetivos específicos são: a) analisar as inter-relações entre os processos de memória e cultura, que (re)presentam o constante vir a ser dos sujeitos que coexistem; b) entender como os signos se constituem em meios de (re)construir a memória desses sujeitos como acontecimentos únicos e alteritários (já que, em nossa concepção, as questões sobre memória passam necessariamente por diálogos com abordagens semióticas) e c) refletir sobre o tom volitivo-emotivo como processo que participa da constituição dessas memórias. Destarte, sobre os processos que envolvem a constituição dos sujeitos por intermédio da memória, estabelecermos o processo pela qual a partir do falar de si reverbera no tempo/espaço em contato com os outros que assistem os depoimentos memorialísticos e são afetados, (re)significando a memória, assim a condição de valoração ocorre por meio semiótico, que se ocupa das interações sociais, que entende a memória não como deposito passivo para a cultura.