CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO PROGRAMA PROAJA (PIAUÍ)
Consciência fonológica; Alfabetização; Jovens, Adultos e Idosos
Tentar compreender a relação entre a consciência fonológica e a alfabetização é uma tarefa que desperta indagações entre os pesquisadores. No campo da linguística, é tarefa para o pesquisador da área de Alfabetização, domínio em que se inscreve este trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa, tem como objetivo de estudo verificar o desempenho relacionado à consciência fonológica na alfabetização de alunos jovens, adultos e idosos do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado do Piauí (Proaja). Em especial, analisa-se a Avaliação Diagnóstica Inicial e os itens de consciência fonológica. Para proceder a este estudo, foram avaliados 7.720 dados da avaliação externa consolidados no banco de dados do Proaja. Realizou-se uma análise qualitativa-descritiva por intermédio das discussões feitas por autores como Soares (2004; 2014; 2016); Morais (2004; 2006; 2012; 2019); Feitas (2004) e Adams et al. (2016) acerca da consciência fonológica na alfabetização. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e as primeiras conclusões nos levam a afirmar que na consolidação do processo de alfabetização as habilidades de consciência fonológica tendem a apresentar um melhor desempenho. Além disso, verificou-se a ocorrência de regressões no desempenho dos alunos nos itens de consciência fonológica, o que aponta que a aquisição da alfabetização pode ocorrer de forma descontinua e não linear.