Notícias

Banca de DEFESA: SUZAN KELLY RODRIGUES BRILHANTE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZAN KELLY RODRIGUES BRILHANTE DE OLIVEIRA
DATA: 08/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ENGAJAMENTO EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO: UMA ANÁLISE
SISTÊMICO-FUNCIONAL À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliatividade. Engajamento. Dissertações.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A escrita acadêmica se constitui como um espaço de negociação e de construção de
posicionamentos, no qual os estudantes irão recorrer a autores relacionados com o tema em
questão e realizar uma interlocução com esses autores marcando seus posicionamentos e
concordância ou não com os trabalhos citados. A função de autor/escritor, portanto, é
assumir, em uma perspectiva dialógica, uma posição de responsabilidade em relação ao outro,
que se desenvolve em um espaço permeado por outras vozes que se conectam. Mas, essa
atividade posicional nem sempre acontece nas produções textuais acadêmicas, pois, devido a
algumas convenções linguísticas próprias do discurso científico e de formas estabelecidas
para a escrita acadêmica, há um afastamento do autor/escritor do próprio texto que, de certa
forma, promove uma posição de neutralidade. Diante desses problemas, a produção textual
dos alunos resulta em textos que não passam de colagens de citações, sem uma posição
autoral de julgamento, aderência ou até mesmo rejeição às ideias do outro. À vista disso, esta
dissertação investiga sobre a construção de manifestações de Engajamento em textos de
dissertação de mestrado com uma abordagem Sistêmico-Funcional sob a Teoria da
Avaliatividade, sendo norteada pelas seguintes questões: de que forma a voz do pesquisador
aparece nos textos de dissertação, especificamente na discussão de dados e/ou nas
considerações finais? E quais são as formas de engajamento presentes no discurso dos
mestrandos em Letras na seção discussão de dados e/ou considerações finais? Dessa forma, o
objetivo geral é analisar como a voz do pesquisador aparece nos textos de dissertação,
especificamente, na discussão de dados e/ou nas considerações finais, sob a perspectiva
sistêmica-funcional, especificamente à luz do sistema de Avaliatividade. E os específicos são:
(a) identificar elementos lexicogramaticais relacionados ao posicionamento do pesquisador;
(b) classificar esses posicionamentos à luz do sistema de Engajamento. Para a consecução dos
objetivos propostos, o método de abordagem desta pesquisa, se fez quali-quanti, uma vez que,
foram utilizados métodos de coleta de dados tanto de caráter quantitativo, quanto de caráter
qualitativo de modo a atender a problemática pesquisada. Foram analisadas 5 (cinco)
dissertações de mestrado da área de Linguística Aplicada, especificamente nas seções da
discussão de dados e considerações finais com o intuito de obter dados sobre a forma com que
os pesquisadores/escritores se relacionam com as vozes presentes no texto e como eles se
posicionam em relação a sua própria produção. Essa análise foi realizada mediante ao Sistema
de Avaliatividade e o subsistema de Engajamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ALINE BARRETO COSTA BRAGA - DEL/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - FABÍOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA - UFG (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - MARIA OTÍLIA GUIMARÃES NININ - UNIP (Membro)
Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 17:52
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 10/10/2024 18:24