O Tom do dizer/fazer: considerações sobre modalização a partir da perspectiva enunciativo-dialógica bakhtiniana
.Círculo de Bakhtin; modalização, tom emotivo-volitivo
O Objetivo principal deste trabalho é discutir a modalização na Língua Portuguesa a partir de uma abordagem bakhtiniana, que leva em consideração o caráter discursivo e dialógico da língua. Será feita uma discussão teórica junto à análise de um corpus exemplificativo, que consiste em dissertações de mestrado do curso de Letras de uma universidade federal. Para isso, serão utilizados os conceitos bakhtinianos de entonação, enunciado e diálogo. O objetivo principal é dividido em cinco objetivos específicos que são 1) Revisitar o conceito de enunciado, entonação e diálogo criados pelo Círculo de Bakhtin; 2)Observar o uso dos modalizadores dentro de um corpus especifico; 3) Identificar como a trajetória argumentativa da modalização se constitui como um diálogo entre sujeitos 4)Observar a relação entre a modalização e conceito bakhtiniano de entonação; 5)Analisar como o sujeito demarca seu lugar no mundo por sua entonação, a partir dos mecanismos de modalização presentes nos enunciados de que participa. A justificativa para tal trabalho é a importância de compreender os processos da língua, em especial a modalização, como processos ideológicos e não somente gramaticais∕ estruturais. Tendo em vista que a modalização acontece em projetos de dizer que surgem na e pela interação entre consciências, que estão situadas ideologicamente, historicamente e culturalmente, vê-se necessário investigá-la para que possamos compreendê-la enquanto modo de expressão de valoração e não somente como um fenômeno apartado da ideologia na linguagem. Como resultados parciais, notou-se que a(s) classificações das categorias de modalizadores não dão conta de definir sua complexidade dentro da interação verbal em acontecimento. Vimos que a modalização acontece dentro de uma trajetória argumentativa daquele que enuncia e que os recursos são mobilizados dentro de um diálogo entre enunciados. Também vimos que a modalização tem um papel importante dentro da expressão da entonação, porém o uso de modalizadores por si só não apreende a entonação por completo.