A ABORDAGEM DO VERNÁCULO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Variação linguística. Ensino. Livro didático. Vernáculo
O vernáculo é a fala mais livre, espontânea e não monitorada da língua, e o livro didático figura como um importante suporte para o professor no processo de ensino-aprendizagem, tendo um papel crucial na educação. Portanto, o objetivo principal do trabalho é fazer uma investigação, dentro de uma perspectiva sociolinguística, a fim de verificar a existência, ou não, de uma abordagem da variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio – com foco especial no vernáculo. A amostra foi constituída por três coleções aprovadas no PNLD 2021: Ensino Médio – cada coleção é composta pelas três séries do EM (volume único), somando um total de nove livros analisados, sendo eles: Estações Língua Portuguesa, de Fernanda Pinheiro Barros et al; Interação Português, de Graça Sette et al; e Se liga nas linguagens: português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Todas as coleções aprovadas no PNLD 2021 são utilizadas em escolas municipais e estaduais da cidade de Lavras - MG. O estudo espera refletir, assim, sobre a relação entre variação linguística e ensino através da observação de um breve panorama sobre o tratamento da variação e do vernáculo no livro didático