O GÊNERO NEWSPOST: A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DE NOTÍCIAS PUBLICADAS NO INSTAGRAM
Palavras-chave: Notícia. Jornalismo on-line. Suporte. Gênero discursivo. Instagram
Com o propósito de entendermos os modos de produção, de circulação e de recepção de
textos publicados em contextos virtuais, o presente trabalho se dedica a analisar as estratégias
linguísticas, semióticas e discursivas utilizadas para a organização do gênero notícia com
veiculação na rede social Instagram. A escolha por adotar o contexto de redes sociais como
objeto de estudo e não um suporte impresso ou um site de jornal eletrônico se justifica pelo
propósito de analisar as especificidades constitutivas do gênero notícia quando são veiculadas
em espaços mais interativos, como a rede social supracitada. Para tanto, nos baseamos em
estudos de Bakthin (2020) e Sobral (2009, 2011) para tratarmos dos gêneros discursivos; em
Marcuschi (2003) e Costa (2008) para discutirmos a questão do suporte dos gêneros; em Lara
(2007) e Lage (2011) para falarmos sobre o gênero notícia; em Rodrigues (et al 2000) para
entendermos o jornalismo on-line e em Recuero (2009) e Santaella e Lemos (2014) para
apresentarmos aspectos relacionados às redes sociais de Internet. Em relação ao nosso banco
de dados, buscamos nos perfis do jornal O Tempo e Folha de S. Paulo no Instagram notícias
que contivessem alguns elementos considerados característicos da publicação de notícias
nessa rede social, a qual trataremos aqui como suporte. Realizados os estudos, consideramos
que os fatores que mais nos chamam a atenção e marcam a diferença entre o jornalismo on-
line e o jornalismo tradicional é a interatividade e a instantaneidade com que os fatos são
noticiados. A interatividade é marcada pelo forte diálogo e sinalizações que o ciberleitor pode
dar a respeito de suas impressões sobre aquilo: comentários escritos, emojis, likes,
compartilhamento... tudo isso só é possível encontrarmos no ambiente virtual do Instagram. A
instantaneidade, por sua vez, está na rapidez com que a notícia chega até a redação e passa a
circular entre os usuários: em muitos casos, assim que um acontecimento ocorre, já é possível
ter imagens, vídeos e informações que são organizados e publicados no perfil do Instagram.
As atualizações sobre o caso também são tão velozes quanto sua divulgação.